OPERAÇÃO YANOMAMI

Comando Conjunto realiza transporte de gerador de energia para Surucucu

O transporte do gerador foi realizado nessa terça-feira (28/02)
Publicada em: 01/03/2023 22:14
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), por intermédio do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), da Marinha do Brasil, realizou nessa terça-feira (28/02), o transporte de um gerador de energia, por meio de carga externa, da Base Aérea de Boa Vista (BABV) para a região de Surucucu (RR), na Operação Yanomami. 

O trajeto sobre a floresta amazônica, cerca de 177 milhas náuticas (330 quilômetros), foi realizado devido às dificuldades de acesso terrestre e fluvial. 

A aproximação para pouso, nessa localidade, apresenta várias particularidades como: a altitude do local, que tem influência negativa na potência do motor; a pista em aclive e o terreno montanhoso em volta, que, em condições meteorológicas adversas, dificulta a visualização da pista. Atualmente, a pista encontra-se em fase final de manutenção, a fim de possibilitar pousos de aeronaves de asas fixas de categoria média, contribuindo com o aumento do fluxo logístico significativo para atendimento das comunidades indígenas. 

O êxito da operação é resultado dos mútuos empréstimos de capacidade operativa entre a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Esquadrão HU-41

O Esquadrão HU-41, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, está sediado na Base Aérea de Belém (BABE) e realiza diversas missões, entre elas o transporte de carga e de tropa, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER 

Vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER