OPERAÇÃO YANOMAMI

Operação Escudo Yanomami conta com apoio do 1º GCC

Primeiro Grupo de Comunicações e Controle apoia Comando Operacional Conjunto Amazônia
Publicada em: 10/02/2023 19:27
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Desde o dia 22/01 a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza ajuda humanitária, devido às condições de calamidade pública - decretada pelo Ministério da Saúde - ocasionada pela crise sanitária que atingiu as populações em Terra Yanomami. A FAB foi acionada para realizar o envio de cestas básicas para a Comunidade Indígena da Kataroa, assolada pelo alto índice de desnutrição e de doenças infecciosas.

Uma estrutura montada pelo Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), na Base Aérea de Boa Vista (BABV), conta com aproximadamente 12 toneladas de equipamentos, incluindo barracas de campanha equipadas com computadores e telefones, geradores, antenas que utilizam sinal de satélite, dentre outros. Sob a coordenação do 1º GCC, realizou-se o deslocamento da equipe técnica, composta por 13 militares, com a finalidade de iniciar a montagem dos sistemas na BABV.

Essa ação possibilitou estabelecer os Sistemas de Comunicação compostos pelo acesso à Rede Operacional de Defesa (ROD), acesso à Intraer (rede interna da FAB), telefonia do Sistema de Comunicações Militares por Satélites (SISCOMIS), ramais externos, além de prover meios para uso de videoconferência. Junto a isso, foi instalado um sistema de visualização radar que permite que os integrantes do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) observem as movimentações das aeronaves que sobrevoam a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) em tempo real.

O Comandante do 1° GCC, Tenente-Coronel Aviador Diego Ilvo Hennig, avalia o apoio prestado. “Torna-se imprescindível o estabelecimento de Comando e Controle (C2) com a capacidade de comunicação em diversas formas entre o Cmdo Op Cj Amz e demais órgãos. Além disso, aproveito para enaltecer os serviços prestados pelas Forças evolvidas na nobre missão de ajuda humanitária e de segurança”, comenta.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER