VISITA INSTITUCIONAL

EMAER e BAAN recebem comitiva da ABRA-PC

A visita aconteceu nessa quinta-feira (02/02), em Brasília (DF) e Anápolis (GO)
Publicada em: 03/02/2023 19:24
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (02/02), em Brasília (DF), a Comitiva da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) e Pilotos de Caça Veteranos. O grupo de militares da reserva assistiu a uma sequência de três apresentações do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER): o programa de inovação estratégica; a introdução ao Planejamento Baseado em Capacidade (PBC) no Brasil; e o desenvolvimento do PBC e do Plano de Configuração de Força da Aviação de Caça.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, falou sobre a Aviação de Caça e seu compromisso com a área de defesa aérea brasileira. “Orgulhamo-nos em ter uma Aviação capaz de utilizar sua dignificante história para traçar rotas seguras, voltadas à superação dos desafios, e que tem, no reconhecimento do precioso valor da força, um legítimo instrumento para a paz social”, comentou.

Já na parte da tarde, a comitiva realizou uma visita à Base Aérea de Anápolis (BAAN), onde foi recebida pelo Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, e conduzida à sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar. O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, ministrou um briefing sobre a aeronave F-39 Gripen, e, após a conversa, guiou os integrantes em visita às instalações inauguradas no último ano, incluindo o sistema de planejamento de missão e o simulador de voo. 

Na ocasião, os envolvidos tiveram, ainda, a oportunidade de realizar uma visita a um dos caças F-39 Gripen, já em operação pelo Esquadrão. 

O Comandante do 1º GDA falou sobre a importância em receber a Comitiva. “É uma honra podermos demonstrar diretamente, para tão seleto grupo, o nível de comprometimento e dedicação do nosso pessoal, a elevada capacidade técnica de nossas equipagens e a efetividade das ações em prol da operação do F-39 Gripen. Ele é o mais moderno e tecnológico vetor em atividade na Força Aérea Brasileira, e sua operação elevou o Brasil a um novo patamar no que tange à defesa aérea e à capacidade dissuasória do nosso país”, disse.

O Comandante da BAAN também expressou sua alegria como anfitrião da visita. “Receber o Comandante da Aeronáutica, os membros do Alto-Comando e os membros da ABRA-PC é motivo de muito orgulho para nossa Unidade, em especial por podermos apresentar uma visão prospectiva da nossa Base Aérea e atestar que seguimos incansáveis na busca pela excelência, cumprindo com afinco nossa missão”, concluiu.

Para o Presidente da ABRAC-PC, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, a visita foi muito importante para ver o que a FAB projeta para o futuro. "Estamos nesse evento hoje, onde o EMAER apresentou a FAB do futuro. O encontro nos trouxe um conhecimento muito grande, pudemos perceber o planejamento e sentimos uma confiança muito grande em um futuro mais brilhante para nossa Força", comentou.

ABRA-PC

A ABRA-PC é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter cultural, recreativo e social, e tem por finalidade estreitar os laços de união e solidariedade entre os Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira, em especial os da reserva e reformados, e entre esses e os demais formados em outras Forças Armadas, nacionais ou estrangeiras, buscando estimular e preservar as tradições e o espírito de corpo, bem como promover a interação entre os associados e a Força Aérea Brasileira.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento André Souza/ CECOMSAER