NOTA DE FALECIMENTO

FAB lamenta falecimento do Tenente-Brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno

Publicada em: 26/01/2023 20:02
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, ocorrido nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro (RJ).

Natural de Campos (RJ), ingressou na Força Aérea em 6 de março de 1958, tendo sido declarado Aspirante Aviador em 16 de dezembro de 1961. Piloto de Caça e de Transporte, foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de julho de 1999.

Em sua carreira operacional, acumulou cerca de 8.300 horas de voo, voando aeronaves T-21, T-22, T-6, TF-7, F-80, TF-33, C-45, C-47, C-91, C-92. C-118, VC-93 e VC-96. Entre as diversas funções e cargos que ocupou, destacam-se o de Comandante da ERA-31; do 6° ETA; da BAGL, onde idealizou o Projeto de Assistência ao Menor Carente - Pró-Menor.

Entre 15 de maio de 1987 a 20 de outubro de 1989, foi Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington D.C (CABW).  Também foi Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), no período de 20 de dezembro de 1991 a 01 de dezembro de 1992. Ademais, foi Diretor de Material da Aeronáutica e de Material Aeronáutico e Bélico; Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Por fim, Comandante da Aeronáutica no período compreendido entre 2003 e 2007.

Entre diversas medalhas recebidas, estão: Ordem do Mérito Judiciário Militar, Medalha do Pacificador, Medalha Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Forças Armadas, Ordem de Rio Branco, Medalha Mérito Santos-Dumont, Medalha Militar de Ouro, Medalha Militar de Prata, Medalha Militar de Bronze, Ordem do Mérito Militar, Medalha Militar de Ouro com passador de platina e Medalha da Vitória.

Quando iniciou sua caminhada, na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, seu primeiro sonho era formar-se Oficial-Aviador. Ao longo dos anos, a cada cargo ou função exercida, os horizontes se ampliavam e os cargos de Comando, inicialmente tão distantes, foram sendo alcançados, paulatinamente, na ascensão funcional, como declarou para a revista Aeronáutica publicada em 2003:  “O sonho de contribuir e engrandecer a Força Aérea sempre esteve presente em mim e assim como em todos nós que amamos e servimos à Força. Estar Comandante foi, também, uma decorrência natural da carreira”, disse, em sua simplicidade e transparência, como era visível para aqueles que o conheciam.  

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ao assumir o Comando em 02/01/23, assim lembrou do Tenente-Brigadeiro Bueno: “Em meio à administração do Tenente-Brigadeiro Bueno, os pilares da hierarquia e disciplina foram ratificados e reforçados. Foi nesse contexto que o papel vital da FAB no controle do espaço aéreo brasileiro foi debatido publicamente pela sociedade, e o conceito de sistema integrado, responsável por controlar, sinergicamente, a aviação civil e militar, teve sua qualidade auditada e reconhecida internacionalmente”.

O velório será realizado no Cemitério Memorial do Carmo, na Capela 01, localizado no Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (27), a partir das 14 horas. Após a cerimônia, ocorrerá o sepultamento.

A FAB manifesta pesar e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares.

Assunto(s): ,