AJUDA HUMANITÁRIA

FAB implanta ponto de abastecimento de aeronaves provisório em Surucucu

O novo ponto de abastecimento proporcionará celeridade às ações da missão
Publicada em: 25/01/2023 19:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Vieira
Edição: Agência Força Aérea

Com objetivo de otimizar as ações de logística da missão de ajuda humanitária às comunidades indígenas Yanomami, a Força Aérea Brasileira (FAB) implantou, nessa terça-feira (24/01), em Surucucu (RR), um tanque flexível de combustível com capacidade de 10 mil litros, que viabilizará o abastecimento das aeronaves na localidade.

Além disso, foram transportadas na região, por meio do C-98 Caravan, duas motobombas para viabilização de abastecimento plotter - processo de transferir combustível de um reservatório externo para a aeronave.

Para abastecer o reservatório de 10 mil litros, a FAB utiliza 28 tanques flexíveis de 200 litros - totalizando uma capacidade 5.600 litros - que serão utilizados para transportar o combustível de Boa Vista para Surucucu. Na manhã desta quarta-feira (25), foram transportados 1.800L de querosene de aviação (QAV) para a região. 

Inicialmente, a missão contava apenas com um ponto de abastecimento, em Boa Vista. Sendo assim, as aeronaves abasteciam na Capital e transportavam o tanque flexível para o reabastecimento durante as missões. Com o surgimento de novas aldeias necessitadas de atendimento, a demanda aumentou, sendo necessário a implantação do ponto de abastecimento em Surucucu.

Sobre a operação

A operação, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), envolve as aeronaves C-98 Caravan, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e KC-390 Millennium, com a missão de transportar diariamente alimentos, medicamentos, equipamentos, bem como evacuações aeromédicas.