OPERAÇÕES AÉREAS

Segunda Edição da RACOAM de 2022 é realizada no Recife

Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) avalia as atribuições rotineiras dos Centros de Operações Aéreas Militares e as corretas utilizações de técnicas e táticas empregadas
Publicada em: 13/12/2022 14:10
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Bueno
Edição: Agência Força Aérea

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) recebeu, no período de 06 a 07 de dezembro, a 12ª Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), sendo a segunda edição de 2022. No Recife (PE), as atividades foram lideradas pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, e tiveram por finalidade avaliar as atribuições rotineiras dos Centros de Operações Aéreas Militares (COpM) e as corretas utilizações de técnicas e táticas empregadas no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro. Para isso, os COpM realizaram provas de conhecimento específico em cada qualificação operacional, prova de conhecimentos gerais e competição desportiva. Ainda, a avaliação operacional da condução das atividades de defesa já ocorreu durante o emprego real de meios.

Além do Tenente-Brigadeiro Heraldo, estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; o Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e o Comandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Brigadeiro do Ar Raul Camara Borges. A comitiva com equipes formadas por controladores de Defesa Aérea dos COpM I, II, III e IV, órgãos integrantes dos CINDACTA, foi recebida pelo Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto.

“Agradeço aos quatro COpM, que montaram suas equipes, se prepararam e se reuniram aqui para essa bateria de provas. Diferentemente da primeira RACOAM de 2022, aqui tivemos o objetivo de consolidar as táticas e estratégias que usamos no dia a dia, cujos dados colhidos antes da reunião apontaram excelentes resultados. O mais importante da RACOAM é justamente essa dinâmica que os COpM abraçaram, pois eles são os braços que fazem as estratégias traçadas pelo COMAE alcançarem todas as regiões do nosso Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA)”, disse o Tenente-Brigadeiro Heraldo.

A RACOAM, realizada pelo DECEA em parceria com o COMAE, também visa avaliar as atribuições rotineiras e a correta utilização de técnicas e táticas empregadas pelos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM) em atividades de Defesa Aeroespacial, utilizando o Simulador de Operações Militares para Defesa Aérea (SOPM).

A importância desse treinamento é aprimorar as técnicas, ampliar conhecimentos e dar oportunidade de militares desenvolverem a doutrina operacional, como disse a Major Aviadora Carla Alexandre Borges, representante do COMAE. “A RACOAM foi dividida em fases à distância e presencial, com cada OCOAM participando com todo o efetivo na parte à distância e com 15 militares na parte presencial. Os objetivos propostos são buscar contínuo aprimoramento da capacitação, avaliar o desempenho dos COpM e estimular o espírito competitivo e de corpo”, explicou.

As RACOAM realizadas no ano de 2022 - sendo a primeira no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), no mês de abril - marcaram os 40 anos da primeira interceptação aérea brasileira. Em 9 de abril 1982, uma aeronave cubana, IIyushin 62, adentrou o espaço aéreo brasileiro sem apresentar plano de voo e/ou autorização de sobrevoo. As autoridades da FAB, controladores de defesa aérea e pilotos realizaram uma interceptação bem-sucedida em meio às péssimas condições meteorológicas e em uma época em que não havia acordo na área entre os dois países.

Resultados

Os indicadores coletados pela Divisão de Operações Militares (DOPM) do DECEA, durante a realização da RACOAM, vão permitir o aprimoramento do processo de capacitação e habilitação que, em última instância, significa cumprir com mais eficiência e efetividade a missão estratégica de garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro.

O Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto, ressaltou a importância do fortalecimento da doutrina como consequência natural da competição nas orientações institucionais para o exercício da atividade de defesa aérea, além de servir como um mecanismo de auditoria das ações dos órgãos de controle de operações aéreas militares. “Ademais, é sempre proveitosa a promoção do sentimento de espírito de corpo dentro de um saudável ambiente de torneio”, destacou.

Por fim, o Coronel Edson parabenizou o COpM II pela vitória dizendo que este é o OCOAM a ser usado como referência, sempre pensando nas melhorias a serem implementadas, e lembrou que a RACOAM 2023 começa agora. A premiação de primeiro lugar geral foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro Heraldo, que em suas palavras finais parabenizou a todos pelo empenho e dedicação, desejando que o espírito de corpo alcançado, bem como os conhecimentos adquiridos, sejam multiplicados em suas organizações militares.

Fotos: Soldado Moura/CINDACTA III e Soldado Marques/BARF

imagens/original/44828/Reuniao_1.png
imagens/original/44828/Reuniao_2.png
imagens/original/44828/Reuniao_3.jpg
imagens/original/44828/Reuniao_4.jpg

Assunto(s): , ,