CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FAB participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Palestra, exposição de experimentos e maquetes de aeronaves são principais atrativos da instituição
Publicada em: 01/12/2022 17:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, acontece entre os dias 28  de novembro a 04 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília (DF), a 19ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT). Gratuito, o evento conta com participação da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de um estande com diversas atrações com atividades experimentais lúdicas e inovadoras.

Para o Chefe do Escritório de Projetos do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem uma grande importância pelo impacto que ela busca trazer para adolescentes e estudantes, mostrando qual é o caminho da ciência e tecnologia e como ela pode impactar a sociedade. “Quando a gente fala de Bicentenário da Independência, 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, a Força Aérea tem um papel muito importante, porque trouxemos o advento do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que é o ITA. O ITA fomentou o desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional e no final da década de 1960 fundamos a EMBRAER, que é uma grande referência nacional de desenvolvimento de ciências, tecnologia e inovação. Para o Brasil, nesse histórico, a posição da Força Aérea é marcante, do ponto de vista da inovação, porque trouxemos a iniciativa de tecnologia aeronáutica e o desenvolvimento de uma indústria aeronáutica que hoje está entre as cinco maiores do mundo”, destacou o Oficial-General.

No estande da FAB, é possível conhecer alguns dos experimentos do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), ambos vinculados ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O espaço conta com o Giroscópio Humano (Girotec), a Alavanca de Arquimedes, cujo fundamento é o princípio de torque, a Mala Maluca, que elucida a conservação do momento angular, a Cadeira de Pregos, que evidencia o conceito de pressão, entre outros instrumentos que explicam na prática fenômenos da física.

Os visitantes podem experimentar o Giroscópio Humano (Girotec), que consiste de um conjunto de três rodas que giram em qualquer direção e simula a sensação de manobras em aeronaves. “A experiência valeu muito a pena! Você pensa que vai cair, mas não cai”, disse a estudante Maria Clara de Oliveira Borges, de 11 anos, do quinto ano escolar, se referindo ao equipamento.

Já Isabella Santana, de oito anos, aluna do terceiro ano, disse que a experiência no Óculos de Realidade Virtual foi “realista” e uma oportunidade de “conhecer uma profissão”. O dispositivo tem como finalidade manutenção de aeronaves e investigação de acidentes aeronáuticos, entre outras. Além dos experimentos físicos, crianças, adolescentes e jovens também interagiram com modelos de aeronaves da FAB como também adquiriram produtos, como pôsteres e revistas da Turma do Fabinho.

Tecnologias espaciais

No primeiro dia do evento, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a produção brasileira de satélites assim como outras tecnologias espaciais e seus benefícios na sociedade, por meio da palestra do Chefe da Divisão de Controle de Satélites do Centro de Operações Espaciais (COPE), Tenente-Coronel Luis Felipe de Moura Nohra. “Hoje, os jovens tem muita dificuldade de escolher suas profissões, pois muitas áreas são exaltadas como lucrativas como medicina e direito. Mas existem diversas profissões essenciais na área de ciência e tecnologia, como computação, microeletrônica e as engenharias”, afirmou o piloto militar.

De férias em Brasília, Petronio de Amorim Pereira, que é piloto de resgate de aeromédicos do Corpo de Bombeiros da Paraíba, assistiu à palestra promovida pela FAB. “Estar diante dessa apresentação da Força Aérea Brasileira traz um certo conforto para nós que somos aviadores da Aviação Civil. Muito bom saber que a FAB está se preocupando com assuntos que vão trazer melhorias aos nossos processos, segurança e eficiência nas nossas operações, especificamente no que diz respeito às tecnologias voltadas ao sistema de navegação e de comunicação por meio dos satélites”, disse.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, a SNCT é realizada anualmente, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER