ACORDO

Comando da Aeronáutica assina acordo de Cooperação Técnica com a Dataprev

Objetivo é identificar as oportunidades de transformação digital nas diversas atividades de administração de pessoal
Publicada em: 20/11/2022 05:53
Imprimir
Fonte: Tenente Paraguassú e Ten Fernanda Pereira
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 18/11, na sede da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia de formalização do acordo de cooperação técnica entre a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Comando da Aeronáutica (COMAER). A parceria, uma iniciativa do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), por meio da DIRAP, vai possibilitar que diversos procedimentos administrativos, hoje realizados de forma manual, passem a ser digitais e automatizados. 

O acordo foi assinado pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, por delegação de competência, e pelo Presidente Substituto da Dataprev, Gilmar Souza de Queiroz, na figura do Presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

Um dos principais benefícios da integração dos sistemas da Dataprev e do COMAER será a automatização dos processos de Prova de Vida Inteligente e de desvinculação dos militares da reserva não remunerada da FAB. Para a DIRAP, essa conexão representa a redução dos procedimentos administrativos, enquanto que, para os membros do efetivo, garantirá maior agilidade e comodidade no atendimento das solicitações.  Segundo o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro Braga, a parceria é o primeiro passo para a jornada que irá ombrear a DIRAP e o Comando da Aeronáutica nas iniciativas de transformação digital no ambiente militar. “A escolha da Dataprev não foi por acaso. A instituição é uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil e vai nos auxiliar, de forma segura e qualificada, na análise de dados, no processamento de informações governamentais e, ainda, no desenvolvimento de produtos e serviços para nossos militares, servidores civis e pensionistas, com foco no apoio ao homem. É com orgulho e alegria que hoje materializamos essa parceria. Tenho certeza de que a cooperação só tende a crescer e potencializar ambas as instituições”, destacou.

A conexão dos sistemas possibilitará também o cruzamento de dados com a base do Portal Gov.br, do Governo Federal, eliminando a dependência exclusiva da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), reduzindo, assim, o risco de falhas de informações e a demora na sincronização. A integração facilitará diversos processos, dentre eles a comprovação de desvinculação que são requeridas para: a ocupação de cargos públicos; a contagem de tempo de serviço ou contribuição para fins de aposentadoria no INSS; e o recebimento de benefícios, tais como abono salarial, auxílio emergencial e outros.

Segundo o Presidente Substituto da Dataprev, Gilmar Queiroz, a assinatura do acordo está alinhada com o objetivo da Dataprev de realizar a transformação digital na administração pública. “O acordo permite à Dataprev integrar as informações ao contexto das políticas trabalhista, previdenciária e assistencial, beneficiando os colaboradores da Aeronáutica. Toda a estrutura da empresa precisa estar à disposição do Governo e dos entes públicos. Eu parabenizo o Comando da Aeronáutica, que está sendo pioneiro nessa parceria e tenho certeza de que este é o início de uma produtiva relação”, afirmou.  

O evento foi presidido pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Rio de Janeiro, Subdiretores da DIRAP e convidados.

DATAPREV

A Dataprev é uma empresa pública, que fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado brasileiro. Tornou-se uma referência de qualidade no processamento e no tratamento de grandes volumes de dados. Guarda e faz a gestão, por exemplo, do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade.

Fotos: Sargento Rocha (ACS DIRAP) e Civil Luiz Eduardo Perez (ASCOM DECEA).