VISITA TÉCNICA

Ministério da Infraestrutura, EMAER e COMGAP visitam obra da COMARA em Alcântara

Durante a visita, integrantes da comitiva puderam inspecionar e acompanhar os trabalhos de terraplenagem e da concretagem do pavimento da área da nova pista de taxi e do pátio de estacionamento na região
Publicada em: 11/11/2022 13:10
Imprimir
Fonte: COMARA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Uma comitiva composta pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) visitou o canteiro de obra da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em Alcântara (MA), no dia 31/10. O objetivo do evento foi verificar o andamento da obra e mensurar as dificuldades encontradas para a execução dos trabalhos pela Instituição no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no estado do Maranhão.

Participaram da visita o Assessor Especial do Ministro da Infraestrutura, Marcelo de Canossa Macedo; o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe da Quarta Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Alexandre Hoffmann; o Diretor de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Eduardo Henn Bernard; e o Adjunto de Planejamento e Logística do COMGAP, Tenente-Coronel Aviador Enzo dos Santos Batista, que se fizeram acompanhar pelo Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

Na ocasião, o Oficial-General ressaltou a importância dos trabalhos realizados. “Após a conclusão das obras, a infraestrutura aeroportuária do Centro Espacial de Alcântara (CEA) será capaz de lançar artefatos aeroespaciais por meio de aeronaves”, pontuou o Major-Brigadeiro Nogueira.

A comitiva foi recebida pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. Houve, ainda, uma apresentação dos serviços realizados pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira, bem como sobre o andamento da obra como um todo.

Dando prosseguimento à visita, os membros da comitiva puderam inspecionar e acompanhar os trabalhos de terraplenagem e da concretagem do pavimento das novas áreas em construção.

A obra no CLA consiste na melhoria logística de acesso ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), com a construção de um novo pátio e uma nova pista de taxi, com capacidade de receber aeronaves de grande porte como o Boeing 747 e o Antonov 124. Além disso, está prevista a construção do Terminal de Passageiros (TPS), a fim de facilitar o apoio ao CEA.

O previsto é finalizar a terraplanagem e a concretagem até dezembro de 2022. Já a infraestrutura da obra terá previsão de entrega até dezembro de 2024.

Fotos: COMARA