DATA COMEMORATIVA

Organizações militares estrangeiras comemoram o Dia do Aviador e Dia da FAB

Cerimônias foram realizadas em vários países do mundo na Semana da Asa
Publicada em: 01/11/2022 20:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Organizações Militares estrangeiras realizaram, no último dia 23 de outubro, cerimônias alusivas ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante os eventos, militares e civis foram agraciados com a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), a Medalha Mérito Santos Dumont e a Medalha Bartolomeu de Gusmão.

No Chile, a cerimônia ocorreu na Embaixada do Brasil no país. Foram agraciados com a imposição da OMA o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Chile (FACh), General de Aviação Roberto Javier Avendaño Veloso; o Adido Aeronáutico, Coronel Aviador Alex Pereira de Souza, e a Tenente-Coronel Intendente Susan Kelly Prado Andrade.

A solenidade foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Paulo Roberto Soares Pacheco, e contou com a presença do Ministro Conselheiro Fabio Abud Antibas, e os Adidos brasileiros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

Já em Bogotá, na Colômbia, o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira foram comemorados no Instituto de Cultura Brasil-Colômbia. A solenidade foi presidida pelo Embaixador do Brasil no país, Paulo Estivallet de Mesquita, acompanhado do Adido Aeronáutico do Brasil, Coronel de Infantaria Paulo César Milaré, entre outras autoridades diplomáticas civis e militares.

O evento contou com as entregas do Prêmio Amigo da Força Aérea, da Medalha Militar de Ouro, da Medalha Mérito Santos Dumont. E, por fim, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutica ao Brigadeiro General Edgar Mauricio Falla Vargas da Força Aérea Colombiana.

A comemoração em Israel contou com a presença do Embaixador do Brasil, Gerson Menandro Garcia de Freitas; do Chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala na Palestina, Embaixador Alessandro Candeas; de Integrantes do Ministério da Defesa de Israel; de militares da Força Aérea Israelense; de Adidos Militares de nações amigas; de diplomatas e de representantes de Empresas de Defesa israelenses.

A Aditância de Defesa, Exército e Aeronáutica na República Tcheca celebrou o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira nas dependências do seu escritório em Praga. A cerimônia foi presidida pela Embaixadora do Brasil na República Tcheca, Sônia Regina Guimarães Gomes, e contou com a presença do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil na Eslováquia, Ricardo Maschietto Ayrosa, membros da Embaixada do Brasil em Praga, representante do Ministério da Defesa da República Tcheca e Adidos estrangeiros.

Na oportunidade, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico ao Ministro-Conselheiro Ricardo Ayrosa, no Grau Comendador, e para o Coronel Aviador Kazuhiko Toda, no Grau Oficial. Também ocorreu a imposição da Ordem do Mérito Judiciário Militar, no Grau Distinção, e da Ordem do Mérito Militar, no Grau Oficial, ao Coronel Kazuhiko.

No dia 21/10, aconteceu a solenidade em comemoração à data na Embaixada do Brasil em Moscou. O Embaixador do Brasil na Federação da Rússia, Rodrigo Baena Soares, foi acompanhado pelo Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico, Capitão de Mar e Guerra Marcos Alexander Valle de Moura. Estiveram presentes, também, os integrantes do Serviço Exterior Brasileiro e da Adidância Civil sediados em Moscou, bem como Adidos Militares que representaram mais de vinte países e quatro continentes.

A data marcou a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico, no Grau Grande Cavaleiro, ao Suboficial Washington dos Santos Oliveira, auxiliar do Adido, e da entrega da Medalha Santos Dumont ao Capitão de Mar e Guerra Marcos Alexander Valle de Moura.

A Embaixada do Brasil no Reino da Suécia, em Estocolmo, realizou a Cerimônia de Imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico. Participaram da solenidade a Embaixadora do Brasil, Maria Luisa Escorel de Moraes; o novo Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson; o Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström; o CEO da Saab, Micael Johansson; Adidos Militares sediados em Estocolmo; entre outras autoridades civis e militares.

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Paraguai promoveu, no Auditório da Embaixada do Brasil no Paraguai, a solenidade alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, que foi presidida pelo Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, e contou com a participação do Cônsul Geral do Brasil em Assunção, Embaixador Paulo Roberto Campos Tarrisse da Fontoura.

Estiveram presentes, ainda, autoridades civis e militares do Brasil e do Paraguai, dentre as quais: o Comandante da Força Aérea Paraguaia (FAP), General do Ar Arturo Javier González Ocampo; o Presidente da Suprema Corte da Justiça Militar, o General de Divisão Aeronáutica Julio Rubén Fullaondo Céspedes; e o Presidente da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), Félix Masao Kanazawa Makino.

Participaram também da solenidade Oficiais-Generais da Força Aérea Paraguaia, membros do corpo diplomático da Embaixada e Consulado do Brasil em Assunção, Adidos Militares e Civis do Brasil e de outros países acreditados junto à República do Paraguai, bem como Oficiais e Suboficiais das Forças Armadas do Brasil e do Paraguai.

Ademais, ocorreu na Embaixada do Brasil no Peru a Cerimônia Alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico. Na oportunidade, foram homenageadas sete organizações militares parceiras da Adidância Aeronáutica do Brasil no Peru.

Participaram da cerimônia o Conselheiro Túlio Amaral Kafuri, Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil, representando o Embaixador do Brasil; o Comandante da Força Aérea do Peru (FAP), General del Aire Alfonso Javier Artadi Saletti, e demais autoridades militares, civis e convidados.

A Embaixada do Brasil em Portugal e sua Adidância do Exército e da Aeronáutica comemoraram o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira em cerimônia militar realizada na Sala de Atos do Palácio de Mil Flores – Sede da Embaixada em Lisboa.

Estiveram presentes o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, que presidiu a cerimônia; o Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea Portuguesa, Tenente-General Manuel Fernando Rafael Martins, que representou o Senhor Chefe do Estado-Maior da Força Aérea; o Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares da Força Aérea Portuguesa, Major-General Teodorico Dias Lopes; e o Segundo Comandante Aéreo da Força Aérea Portuguesa, Major-General António Carlos de Amorim Temporão, bem como autoridades militares e civis brasileiras e portuguesas, diplomatas e servidores da Embaixada do Brasil, além de familiares dos agraciados.

Na Junta Interamericana de Defesa (JID), em Washington D.C, nos Estados Unidos da América (EUA), a solenidade foi presidida pelo Adido de Defesa e Aeronáutico, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, tendo como maior autoridade brasileira presente, o Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster Junior. Na ocasião, foi realizada a entrega de Diplomas do Título de Membro Honorário e imposição das seguintes Comendas: Ordem do Mérito Aeronáutico, Medalha Marechal Cordeiro de Farias e Medalha Mérito Santos-Dumont. 

Em cerimônia presidida pelo Embaixador Helio Vitor Ramos Filho, na tarde do dia 27 de outubro, foi celebrado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, nas dependências da Embaixada do Brasil em Roma, na Itália. Contando com a presença de diversas autoridades civis, diplomáticas e militares, brasileiras e italianas, além dos adidos militares dos países amigos acreditados na Itália, a solenidade foi realizada em clima de amizade e de emoção.
Na ocasião foram feitas as imposições das Medalhas Bartolomeu de Gusmão e Mérito Santos-Dumont, e a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico no Grau Oficial, ao Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani. 

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Irã realizou a cerimônia em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. O evento contou com a presença do Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, Chefe da Representação Diplomática do Brasil no Irã, integrantes da embaixada e da Adidância, familiares e convidados. Na oportunidade, o Adido Aeronáutico do Brasil no Irã, o Coronel Nilson Viana Gramosa fez a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e todos os presentes puderam assistir o vídeo institucional alusivo a data.

Foi realizada a cerimônia comemorativa relativa ao Dia do Aviador, da Força Aérea Brasileira e, também, o Jubileu de Ouro da Adidância Aeronáutica do Brasil na Bolívia. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil na Bolívia, Luís Henrique Sobreira Lopes e contou com a presença de autoridades militares, bem como Adidos Militares de Nações Amigas e Militares da Aeronáutica em Missões. 

Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.