SOLENIDADE

Dia da Engenharia da Aeronáutica é celebrado em São José dos Campos (SP)

Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior presidiu a solenidade realizada nessa sexta-feira, 28/10
Publicada em: 29/10/2022 18:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Aeroespacial, Aeronáutica, Civil, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Cartográfica, de Infraestrutura, de Agrimensura, da Computação, de Telecomunicações, e muitas outras! Essas são as diversas áreas de atuação do Engenheiro na Força Aérea Brasileira (FAB). E, no dia 28 de outubro é comemorado do Dia da Engenharia da Aeronáutica. A data faz referência ao aniversário de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e patrono da Engenharia da Aeronáutica.

Para celebrar a data, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou uma cerimônia militar que contou com a presença do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que foi recebido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Participaram também do evento Oficiais-Generais, Oficiais e autoridades civis e militares.

O Comandante da FAB, ao falar sobre o Dia da Engenharia da Aeronáutica, relembrou a história, evidenciando a presença da engenharia em todos os setores da Instituição, desde as atividades de campanha - nos rincões da Amazônia - até às pesquisas científicas no setor espacial.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a participação da Engenharia Aeronáutica na coordenação dos processos de lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia – que colocou o Brasil em lugar de destaque no cenário internacional – e, também, do lançamento do primeiro foguete 100% produzido no Brasil, o veículo suborbital VSB-30.

“É dessa forma que os engenheiros dão exemplo de tenacidade e fé na missão, demonstrando alta capacidade de transformar sonhos em realidade. Com esse espírito e por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), iniciamos um estudo em conjunto com a NASA para o envio de uma missão científica inédita à lua, denominada SelenITA”, ressaltou.

A cerimônia foi, também, sinônimo de orgulho e reconhecimento para todos os engenheiros da FAB, entre eles, está o Major Engenheiro Robinson Samuel Boschetti, que se voluntariou para comandar o Grupamento dos Engenheiros do DCTA. “É uma data que temos que prestigiar e valorizar. Hoje, posso mostrar como é fantástico tudo o que a Engenharia Aeronáutica pode fazer e criar. O engenheiro está envolvido em todas as áreas da FAB, seja diretamente, seja em nível sistêmico”, acrescentou.

Ao final da solenidade, houve ainda um momento especial, no qual o Doutor Fernando de Mendonça foi homenageado pelo trabalho e dedicação à Força Aérea. “É uma emoção muito grande poder estar aqui neste dia e exaltar o trabalho feito pelos engenheiros. Com 98 anos de vida, me sinto honrado em receber essa homenagem”, concluiu.

Doutor Fernando de Mendonça

O Doutor Fernando de Mendonça, junto com um grupo de colaboradores, desenvolveu uma nova e revolucionária bateria iônica utilizando nióbio, grafeno e controle eletrônico de fluxo de íons. A patente já foi registrada e testes provam a viabilidade do projeto. Com a colaboração do DCTA o projeto está dedicado à versão “bateria aeronáutica”.

Engenharia na FAB

O ingresso na Instituição ocorre por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por concurso para o Quadro de Oficiais Engenheiros (QOENG) e, por processo seletivo, para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCON).

Clique aqui e confira o vídeo sobre o Dia da Engenharia da Aeronáutica

Foto: Sargento P.Silva/ Cecomsaer

Vídeo: Sargento André Souza/ Cecomsaer.