VISITA INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica recebe Embaixadora da Suécia

O encontro ocorreu em Brasília (DF), na tarde da quarta-feira (19/10)
Publicada em: 24/10/2022 16:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Roberta Nunes
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Embaixadora da Suécia, Karin Lovisa Wallensteen, foi recebida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em seu gabinete, no prédio do Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (19/10) com o objetivo de discutir mais detalhes sobre a cooperação entre o Brasil e a Suécia na área da aviação.

A Embaixadora destacou a relevância da parceria entre os dois países e do fortalecimento desta colaboração. “Essa visita foi muito importante, porque nós falamos sobre a cooperação entre nossos países, particularmente no que diz respeito à aviação e aquisição dos Gripen. Foi um encontro sobre inovação, segurança e trabalho em conjunto, com o objetivo de trazer benefícios para o Brasil e a Suécia”, ressaltou.

F-39 Gripen

Em setembro, desembarcaram no Brasil mais duas aeronaves F-39 Gripen. Elas se somaram a outros dois caças de produção em série já recebidos no mês de abril. O FAB 4103 e o FAB 4104 chegaram ao porto de Navegantes (SC) no dia 26 de setembro em um navio proveniente da Suécia. A FAB já conta com quatro unidades do vetor e até 2027 deve receber mais 32 aeronaves, totalizando 36, conforme previsto no contrato com a empresa sueca de Defesa e Segurança, SAAB.

O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O caça é utilizado por diferentes Forças Aéreas em todo o mundo como vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações. 

No Brasil, a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, sendo alguns dos recursos embarcados inéditos para a FAB. A Força Aérea Brasileira é pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

Foto: Sargento Figueira / CECOMSAER