EVENTO

Domingo Aéreo da Base Aérea de Manaus recebe público recorde

A Base Aérea de Manaus recebeu 65 mil pessoas em um evento que contou com exposição de aeronaves militares e civis, paraquedismo, atrações culturais, música ao vivo e atividades infantis
Publicada em: 24/10/2022 13:00
Imprimir
Fonte: BAMN, por Tenente Dantoniele
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Base Aérea de Manaus (BAMN) abriu seus portões no domingo (16/10) para receber a população amazonense em seu "Domingo Aéreo 2022". Nesta edição recorde, cerca de 65 mil pessoas prestigiaram o evento, que foi o palco de diversas atrações aéreas, paraquedismo, aereomodelismo, além de apresentações culturais e folclóricas da Região Norte.

O Domingo Aéreo da BAMN contou com a exposição estática de 20 aeronaves militares e civis. Na ocasião, a população conheceu mais de perto as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB): KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan, C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirulha, A-29 Super tucano e o helicóptero H-60L Black Hawk. O Exército Brasileiro também esteve presente expondo os helicópteros HM-1 Pantera e HM-4 Cougar, e a Marinha do Brasil agraciou o evento com o helicóptero UH-12 Esquilo.

Um dos destaques da exposição estática foi a aeronave C-105 Amazonas, que configurada com equipamentos utilizados para evacuação aeromédica, demonstrou ao público como as tripulações e equipes de saúde da FAB desenvolveram as missões de transporte, de média e alta complexidade, de enfermos da COVID-19.

Para a Tenente Enfermeira Jaqueline Coutinho Silverio Ribeiro, apresentar ao público como foi a Operação despertou o sentimento de missão cumprida e de superação. “Reencontrar pessoas que foram transportadas, e receber delas o carinho e reconhecimento é algo que nos enche de orgulho e reforça o espírito de cumprimento do dever, que só foi possível por meio da sinergia entre pilotos, mecânicos, médicos e enfermeiros”, pontuou.

Para o Engenheiro Eletricista Adauto Hanaoka, que prestigiou o evento com toda sua família, o Domingo Aéreo foi uma oportunidade de elevar os sentimentos de civismo e de amor à Pátria. “Gostaria de expressar minha profunda admiração à Força Aérea Brasileira e parabenizar pela iniciativa do evento. Precisamos de mais atividades como esta para podermos mostrar aos nossos jovens e crianças os nossos valores e o sentimento de civismo, orgulho e amor à pátria”, destacou.

Atrações do Domingo Aéreo

Durante todo o dia, diversas atrações buscaram levar conhecimento e entretenimento ao público. As Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus realizaram exposições institucionais apresentando suas missões, capacidades e tarefas desempenhadas na Região Amazônica. Demonstrações operacionais como assalto aeroterrestre, realizadas pelo Esquadrão Arara e pelo Grupo de Segurança e de Defesa; saltos livres realizados pela Equipe de Saltos da Força Aérea Brasileira – Falcões; e sobrevoos de aeronaves fixaram a atenção de todo o público. Além disso, diversas atrações culturais animaram os visitantes e reforçaram as tradições folclóricas tão ricas deste rincão do Brasil.

Neste ano, uma parceria inédita entre o Museu Aeroespacial (MUSAL) e a BAMN oportunizou a vinda, pela primeira vez à região norte, da réplica da aeronave Demoiselle, modelo desenvolvido pelo cientista, inventor e Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont. O Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, destacou o projeto desenvolvido pelo Museu e seus ganhos ao permitir levar o acervo às diversas regiões do país. “Em 2021, visando ampliar o alcance da divulgação da nossa missão e dos feitos de Santos-Dumont, o Museu Aeroespacial iniciou o Projeto Acervo de Aeronaves Transportáveis. Este trabalho visa recriar réplicas ou itens desmontáveis dos principais artefatos existentes para serem levados a qualquer parte do nosso Brasil. Assim, será possível expor parte do acervo do MUSAL, sem impactar no bem histórico e cultural, em muitas partes do nosso território”, disse o Oficial-General.

Com uma exposição dedicada inteiramente ao notório brasileiro, a população pôde conhecer mais de sua história e suas principais invenções, e para surpresa de todos, até posar para foto ao lado do Santos-Dumont, cujo papel foi desempenhado pelo Suboficial Eduardo Henrique de Medeiros, do efetivo do Academia da Força Aérea. “Para mim é uma atividade extremamente importante no aspecto institucional da própria Força Aérea Brasileira, pois a meu ver se converte em excelente oportunidade de poder divulgar a cultura aeronáutica brasileira por meio do resgate histórico daquele que de forma pioneira contribuiu para o crescimento da aviação mundial”, disse. 

Para o Comandante da BAMN, Coronel Aviador Luiz Ângelo Andrade Pinheiro Borges, o Domingo Aéreo 2022 foi concebido para presentear a sociedade brasileira, em especial a amazonense, por ocasião das comemorações relativas ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, após superar as dificuldades da COVID-19 nos anos de 2020 e 2021. “O sorriso das crianças presentes e as palavras de agradecimento de centenas de pessoas corroboraram a posição da Força Aérea Brasileira como Instituição de destacada confiabilidade perante o povo brasileiro”, finaliza. 

Fotos: Tenente Dantoniele e Sargento Pardo / BAMN