OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa: Precisamos falar sobre o câncer de mama

Um dos mais comuns entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é o tema de nossa reportagem especial e podcast da semana
Publicada em: 19/10/2022 16:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Cerca de 2,3 milhões de novos casos nos últimos anos. No Brasil, em 2022, aproximadamente 66.280 mulheres foram acometidas com a doença, revelando que existe atualmente 44 casos de câncer de mama a cada 100 mulheres. Neste sentido, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%.

Dados como esses, evidenciam a importância de se falar sobre Câncer de Mama, o tipo mais comum em todo o mundo, que já ultrapassou outros cânceres incidentes como próstata e pulmão. Por isso, o mês de outubro, o Outubro Rosa, foi instituído como o mês de conscientização da doença, fazendo também um alerta para a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a Major Médica Luciana Jandre Boechat Alves, do Hospital de Aeronáutica (HCA), o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Dessa forma, não existe uma causa única, uma vez que diversos fatores estão relacionados ao câncer em questão.

Existem diversas formas de se prevenir, dentre elas a atividade física regular e ter uma alimentação balanceada, com uma dieta rica em legumes, verduras, frutas e, principalmente, água. “É importante que a gente cuide bem de nossa saúde. No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres e 85% desses casos são ocasionados por fatores externos, como estresse e sedentarismo”, explica a Mastologista.

Com relação aos cuidados, a Major Boechat resume que, para as mulheres com mais de 40 anos, é essencial que se faça mamografia anualmente e as que estiverem com menos de 40 anos, que realizem, regularmente, exames físicos com ginecologistas. “O que eu quero é não ter que fazer o diagnóstico de câncer de mama quando ele já existe e é palpável pelo exame físico. Eu quero é poder diagnosticá-lo quando ele ainda não é palpável, pois as pacientes que têm tumores diagnosticados com menos de um centímetro, tem 95% de chance de cura”, comenta a Oficial.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), existem diversas ações em andamento com o intuito de alertar mulheres sobre a importância da realização de exames de prevenção ao Câncer de Mama. A Subdivisão de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) disponibilizou 150 vagas para a realização de mamografias - que têm a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida - e as marcações do exame podem ser feitas pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). 

Já a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) desenvolveu uma cartilha com dados e informações que podem ajudar as mulheres a entender mais sobre a doença, a prevenção e as formas de tratamento (clique aqui). E, no último dia 05/10, o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) realizou uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, sobre as formas de prevenção do câncer de mama.

Na ocasião, a Tenente Médica Carla Mutto apresentou para o efetivo do IV COMAR e GAP-SP os mitos e verdades sobre a doença, em forma de quiz, com intuito de incentivar a participação de todas as mulheres presentes. E a Chefe da ginecologia do Hospital de Força Aérea de São Paulo, Capitão Médica Aline Di Pace, tirou as dúvidas das participantes sobre a saúde feminina e as diversidades do câncer.

Campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

Neste ano, o lançamento da Campanha ocorreu, oficialmente, no dia 10 de outubro com o ato de iluminação das cúpulas do Congresso Nacional na cor rosa. A cerimônia contou com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB).

A Major Médica Luciana Jandre Boechat Alves, do HCA, participou do FABcast, podcast da Rádio Força Aérea FM. 

Clique aqui e ouça o Podcast da Rádio Força Aérea FM com a íntegra da entrevista com a Major Boechat.