EVENTO

Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) encerra 25ª edição do CNEG

O Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação aconteceu em Guarulhos (SP) e possibilitou que os Oficiais desenvolvam competências específicas para o exercício de funções em organizações do Comando da Aeronáutica no exterior
Publicada em: 08/10/2022 09:40
Imprimir
Fonte: ILA, por Tenente Anelise
Edição: Agência Força Aérea

A cerimônia de encerramento do 25º Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação (CNEG), no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos (SP), aconteceu dia 29 de setembro. A solenidade foi presidida pelo Oficial pertencente ao efetivo do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e Instrutor do Curso, Coronel Intendente Diógenes Lima Neto, acompanhado pelo Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel Henriques de Oliveira Farias e do Chefe da Divisão de Ensino do Instituto, Tenente-Coronel Aviador Abel de Castro Laudares.

O CNEG 2022, realizado pela primeira vez na modalidade semipresencial e com duração de três semanas, teve sua aula inaugural proferida pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. A primeira semana de curso consistiu de instruções no formato de videoconferência e as duas últimas semanas foram de aulas presenciais no ILA, quando os 16 alunos (sendo dez da Força Aérea Brasileira e seis do Exército Brasileiro) puderam absorver importantes conceitos de diversas disciplinas, como por exemplo, práticas cambiais, aquisições no exterior e contratos administrativos. Os discentes também tiveram a oportunidade de aprender conceitos e realizar práticas de Negociação, por meio de trabalhos de grupo.

O curso é realizado pelo ILA desde 1995 e possibilita que os Oficiais concludentes desenvolvam competências específicas para o exercício de funções em organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER) no exterior. O curso também está voltado aos Oficiais que trabalham em Organizações Militares sediadas em território nacional e que participam, rotineiramente, de contratações internacionais ou realizadas no exterior, da gestão desses contratos, da proposição de contratos de financiamento em bancos estrangeiros e de atividades alfandegárias.

De acordo com o Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel, o CNEG, em 2022, com o apoio do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e de outros Órgãos de Direção Setorial do COMAER, passou por importantes atualizações, de forma a se adequar à nova legislação federal que estabelece normas gerais de licitação e contratação, cujo novo marco legal, a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, entrará em vigor em 2023 e revogará integralmente a legislação atual (Lei nº 8.666/1993).

“O CNEG proporcionou experiências e instruções de alto nível, durante essas três semanas, por meio de metodologias, conceitos e modernas práticas de negociação. Ademais, permitiu a valiosa troca de experiência com companheiros do Exército Brasileiro e com instrutores de diversas Unidades da FAB, que incrementaram, sobremaneira, o aprendizado do curso”, ressaltou o aluno do CNEG, Capitão Aviador Alexandre Correa de Freitas.

Fotos: Soldado Battaglia / ILA