VELHAS ÁGUIAS

Comandante da FAB ministra palestra para Oficiais da reserva de Brasília

Atividade foi realizada nesta sexta-feira (07/10) ao grupo de Oficiais-Generais e Oficiais Superiores conhecido como Velhas Águias
Publicada em: 10/10/2022 09:21
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Dando continuidade aos eventos em alusão ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), aconteceu, nesta sexta-feira (07/10), a tradicional palestra voltada ao grupo de militares da reserva da região de Brasília (DF), conhecido como Velhas Águias. A apresentação foi realizada pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de cerca de 240 Oficiais-Generais e Oficiais.

Participaram do evento o ex-Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo; os ex-Comandantes da Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além dos Ministros do Superior Tribunal Militar: Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; de Oficiais-Generais da Aeronáutica; da Consultora Jurídica-Adjunta do Comando da Aeronáutica, Tania Patricia de Lara Vaz; de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica; e de Coronéis da Aeronáutica da reserva.

Na palestra, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior abordou a atual conjuntura da Instituição e os desafios da FAB para as próximas décadas. “Tenho pleno conhecimento dos desafios que teremos que passar e das fundações que estamos cimentando para o futuro. Desafios que não são só orçamentários, que são, antes de mais nada, a decisão que devemos tomar sobre qual é a Força Aérea que nós queremos para o futuro", explicou o Oficial-General.

O Comandante ainda destacou o trabalho em equipe e o espírito de corpo como aspectos essenciais para uma Força Aérea operacional. "É sobre a consciência de que, como diz no nosso Hino dos Especialistas, nós somos e precisamos continuar sendo um conjunto de todo eficaz. Nós não fazemos uma Força Aérea só de Aviadores, só de Intendentes, só de homens e mulheres, só de civis ou militares", concluiu.

Ex-Ministro da Aeronáutica de 1992 a 1994 e de 1995 a 1999, o Tenente-Brigadeiro Lôbo pontuou a importância da palestra feita pelo Tenente-Brigadeiro Baptista Junior. "Eu considero absolutamente essencial porque é uma forma que o Comandante tem de comunicar-se com esse universo de atuais e ex-assessores ao mesmo tempo. É uma forma de colocá-los a par daquilo que está acontecendo, das dificuldades que estão sendo enfrentadas, mas principalmente dos objetivos", ressaltou.

Da mesma forma, o Coronel Aviador da reserva Hugo Marcelo Goulart Vieira agradeceu à oportunidade de se atualizar sobre a atual conjuntura da Força Aérea. "Para nós que estamos na reserva há algum tempo, a gente fica sem saber dos acontecimentos e do que está sendo feito. Então, acho de suma importância esse tipo de apresentação anual", concluiu o Oficial.

As palestras do Comandante da Aeronáutica para os militares da reserva acontecem desde 2010.

Confira aqui como foi a palestra.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER

Vídeo: Sargentos André Souza e Rayane de Souza / CECOMSAER

imagens/original/44496/IMG_20221007_WA0025.jpg
imagens/original/44496/IMG_20221007_WA0029.jpg
imagens/original/44496/IMG_20221007_WA0035.jpg
imagens/original/44496/IMG_20221007_WA0037.jpg
imagens/original/44496/IMG_20221007_WA0039.jpg