COOPERAÇÃO

Reunião entre Forças Aéreas do Brasil e do Chile é realizada em Brasília (DF)

Encontro aconteceu nessa quarta-feira (05/10) na sede do Comando da Aeronáutica
Publicada em: 10/10/2022 18:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A 20ª Reunião de Conversações entre os Estados-Maiores das Forças Aéreas do Brasil e do Chile aconteceu nessa quarta-feira (05), na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). O encontro revisou o Programa de Atividades Bilaterais de 2022 e decidiu as ações para os próximos dois anos.

Na oportunidade, foram discutidos temas sobre intercâmbios e trocas de experiências em diversas áreas, como: satélites de observação terrestre; investigações de acidentes aéreos; emprego operacional de aeronave MH-60M (variante do H-60L Black Hawk); regimento de artilharia antiaérea; sobrevivência na neve; Sistemas de Gestão de Segurança Operacional empregado em Operações Antárticas; treinamento de paraquedismo; intercâmbio operacional entre esquadrilhas de demonstração do Brasil e do Chile; dentre outros assuntos de interesse das duas Forças.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o Chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea do Chile (FACh), General de Aviação Roberto Javier Avendaño Veloso, confirmaram o cumprimento das atividades acordadas e ressaltaram como os acordos de cooperação entre as duas Instituições têm fortalecido os vínculos de amizade e fraternidade.

Segundo o Tenente-Brigadeiro Damasceno, o programa visa o compartilhamento de experiências operacionais e conhecimentos técnico-profissionais entre as instituições. “É uma alegria estarmos reunidos novamente depois de um longo período da pandemia. Mesmo diante desse problema, nunca enfraquecemos nossos laços. A força dessa relação é ratificada sobretudo com o Exercício Salitre, que ocorrerá neste mês no Chile, e o Exercício Cruzex, previsto para acontecer no Brasil em 2024”, completou o Oficial-General.

De acordo com o Chefe do Estado-Maior Geral da FACh, entre as Forças Aéreas do Chile e do Brasil há uma relação muito estreita. “Agradeço os nossos laços de confiança e nossas trocas de experiências. E, além disso, ressalto o esforço de cooperação em treinamentos como a Salitre e a Cruzex”, pontuou o General Avendaño.

Participaram também da reunião, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior; dentre outros militares. Pela FACh, estiveram presentes o Diretor de Relações Internacionais da Força Aérea do Chile, Coronel Aviador Renato Javier Erbetta Núñez; e o Adido Aeronáutico do Chile no Brasil, Coronel Aviador Percy Andrés Gómez Solís.

Fotos: Sargento Figueira e Sargento P. Silva / CECOMSAER