PROJETO SOCIAL

FAB promove inclusão de pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul (RS)

O projeto “Asas pela Inclusão” realizado na Base Aérea de Canoas (BACO) reuniu mais de 300 pessoas com deficiência, além de 100 militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE).
Publicada em: 09/11/2022 15:45
Imprimir
Fonte: V COMAR, por Tenente Letícia
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Pela primeira vez, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e a Base Aérea de Canoas (BACO) realizaram, ainda neste segundo semestre, no hangar do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) - Esquadrão Pampa, o evento “Asas pela Inclusão”. A atividade institucional é voltada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assistidos pelas Associações especializadas da cidade de Canoas.

O projeto contou com apoio da Prefeitura do Município, da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAERS), Associação Pestalozzi de Canoas e a Convenção Nacional das Igrejas Pentecostais (COMDIP).

A iniciativa teve por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), desenvolver potencialidades por meio de atividades motoras, promover a socialização e a troca de experiências de caráter pedagógico e de inclusão social. Além disso, proporcionou aos deficientes o intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da inclusão e o fortalecimento de valores sociais e militares, diversas oficinas recreativas, atendimento hospitalar e educação de saúde, promovida pelo Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO).

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de ver a exposição de equipamentos militares e a demonstração operacional dos Cães de Guerra e da Equipe de Contra-incêndio da Base. A exposição estática contou com aeronaves F-5M, do Esquadrão Pampa; o P-95 Bandeirulha, Esquadrão Phoenix; o C-95M Bandeirante e o C-98 Caravan, do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA); e de equipamentos do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE).

O evento também contou com a participação do Exército Brasileiro na exposição do Blindado URUTU, viatura Marruá e motocicleta de escolta. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, além de 100 militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO).

"Nós estamos muito felizes por poder colaborar com o 'Asas pela Inclusão', uma oportunidade de promover a socialização e inclusão na sociedade. E ver a alegria e a realização dessas pessoas é o nosso objetivo. Agradeço à Base Aérea pela iniciativa tão brilhante”, comentou o Presidente da FEAPES.

Fotos: Soldado Felipe Mattos / ACS BACO

imagens/original/44456/IMG_0318.JPG
imagens/original/44456/IMG_0379.JPG
imagens/original/44456/IMG_0388.JPG
imagens/original/44456/IMG_1921.JPG
imagens/original/44456/IMG_1923.JPG
imagens/original/44456/IMG_1941.JPG
imagens/original/44456/IMG_1965.JPG
imagens/original/44456/IMG_2095.JPG
imagens/original/44456/IMG_2168.JPG