MUSAL AIRSHOW

Portões abertos “MUSAL Airshow 2022” reúne mais de 130 mil pessoas no Rio de Janeiro

Evento gratuito do Museu Aeroespacial, realizado neste fim de semana, contou com apresentações da Esquadrilha da Fumaça e diversas outras atrações para toda a família
Publicada em: 27/09/2022 20:48
Imprimir
Fonte: DECEA, Tenente Fernanda Pereira e Telma Penteado
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no último fim de semana, dias 24 e 25 de setembro, um evento gratuito e com atividades voltadas para toda a família, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e, também, ao Mês da Asa - alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado no mês de outubro.

Nesses dois dias, os mais de 130 mil visitantes se divertiram com demonstrações aéreas da Esquadrilha CEU, da Associação Brasileira de Acrobacia (ACRO), da aeronave do Comandante Ferrari e de aeromodelos da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA). O destaque do evento ficou por conta da Esquadrilha da Fumaça, que encerrou a edição do “MUSAL Airshow 2022” com mais uma brilhante apresentação nos céus do Rio de Janeiro. Após o show aéreo, os pilotos distribuíram brindes e interagiram com o público, que estava empolgado com as acrobacias realizadas.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, falou sobre a alegria sentida após a apresentação no Rio. “O contato com o público é o reconhecimento do trabalho que acabou de ser realizado, que é divulgar a Força Aérea Brasileira e o profissionalismo de todos os militares da instituição. Para nós, é fantástico fazer essa apresentação, principalmente onde tudo começou, no Campo dos Afonsos, na Escola de Aeronáutica, onde a Fumaça foi criada”, declarou o Tenente-Coronel Garcia.

O Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, agradeceu a presença em massa do público, que demonstrou muito interesse pela aviação e pela Aeronáutica Brasileira. “Foram dias empolgantes. Durante as apresentações, pudemos ver muitas demonstrações de carinho que o público tem pela Esquadrilha da Fumaça, pela Força Aérea e pelo Museu Aeroespacial. Eu tenho a certeza de que todos saíram satisfeitos, chegaram e saíram com sorrisos no rosto. Assistiram às diversas apresentações e puderam desfrutar de toda a estrutura do Museu Aeroespacial. O mês da Força Aérea foi engrandecido pelas comemorações do Bicentenário. Foi uma festa muito bonita da Força Aérea no Rio de Janeiro”, declarou o Brigadeiro Sampaio.

Os visitantes confirmaram que o evento proporcionou um dia de muita felicidade para as famílias. "O evento foi muito legal. Gostamos muito das oficinas educativas, das apresentações dos aviões e da exposição das aeronaves com explicações para o público", opinou a senhora Mariana Ferreira Martins de Oliveira, que levou o filho Matheus e o amigo dele, Samuel, para o evento. 

Durante o evento, os visitantes fizeram a doação de alimentos não perecíveis. Em uma parceria com o Instituto Casa Viva, o museu recebeu sete toneladas de alimentos, o quais vão atender às necessidades da população em vulnerabilidade social.

Atrações do evento

Além das apresentações aéreas, o público pôde assistir ao lançamento de paraquedistas da Equipe “Falcões” da FAB, conhecer a exposição de aeronaves históricas, participar das oficinas educativas e das atividades recreativas do SESC. Também foi possível curtir a exposição do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio, fazer visitação às salas expositivas do Museu e aproveitar a apresentação da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos.

Museu Aeroespacial (MUSAL)

O Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul e tem a missão de divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira. A Instituição oferece ao público atividades culturais e educacionais, utilizando-se de diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos. É um espaço de construção de conhecimento e de entretenimento, de forma inclusiva. As visitas ao MUSAL podem ser realizadas de terça a domingo, das 9h às 16h. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Mais informações podem ser consultadas no site oficial do museu: www.fab.mil.br/musal.

Bicentenário da Independência do Brasil

O Bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data remete ao ano de 1822, quando ocorreu o evento conhecido como "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822. Assim, o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.

Mês da Asa 

Na Força Aérea Brasileira, os eventos realizados ao longo do mês de outubro são considerados como “Mês da Asa” e marcam as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, representando o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont, o Pai da Aviação, em seu mais “pesado que o ar” no Campo de Bagatelle - Paris, no dia 23 de outubro de 1906. 

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Soldado P. Rodrigo (MUSAL) /CV W. Gastão (MUSAL) CV Maurício Guimarães (Associação Carioca de Aeromodelismo) 

imagens/original/44451/4I2A2413.JPG
imagens/original/44451/4I2A2601.JPG
imagens/original/44451/4I2A2637.JPG
imagens/original/44451/4I2A2640.JPG
imagens/original/44451/9_MUSAL_AIRSHOW.png
imagens/original/44451/CAPA.JPG
imagens/original/44451/DJI_0748.JPG
imagens/original/44451/DJI_0750.JPG