COMEMORAÇÃO

Cerimônia militar recorda os 126 anos do Marechal do Ar Eduardo Gomes

Em comemoração, FAB realizou cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 23/09/2022 17:52
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Em 20 de setembro de 1896 nascia, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Gomes. Condecorado como Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB) no ano de 1960, sua trajetória de vida começou em 1916, quando ingressou como Praça, na Escola Militar de Realengo. 

Em celebração aos 126 anos do nascimento deste ícone da história militar, a Base Aérea dos Afonsos (BAAF) - local onde Eduardo Gomes foi o primeiro Comandante do Grupo Misto de Aviação - realizou uma cerimônia militar que contou com a presença do Comandante da FAB, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e demais Oficiais-Generais do Alto-Comando.

Recebido pelo Comandante da BAAF, Coronel Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a representatividade de Eduardo Gomes. " 'O Brigadeiro', como gostava de ser chamado, mostra o retrato de um profissional militar completo, homem público irrepreensível, um verdadeiro defensor de uma Pátria livre e de espírito pujantemente democrático. Foi um bravo defensor de um Brasil alicerçado por instituições fortes, voltadas ao bem-estar de sua sociedade", completou.

Durante todo o evento, encontravam-se em destaque a aeronave K-263 Curtiss Fledgling, que protagonizou o início das atividades do Correio Aéreo Nacional (CAN), ao transportar uma mala postal do Rio de Janeiro para São Paulo, e o automóvel modelo Itamaraty Executivo, que atendeu Eduardo Gomes, quando então Ministro da Aeronáutica. Atualmente, ambos os modelos fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial (Musal), localizado na BAAF. 

Para abrilhantar ainda mais a homenagem ao Patrono da Força Aérea, houve o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, momento no qual a aeronave C-130 Hércules sobrevoou o espaço aéreo e, todos os militares presentes, em um ato de reverência, prestaram continência individual, como forma de respeito ao militar.

Logo em seguida foi realizado a aposição de flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes, que está no local devido à sua representatividade na história da aviação e o qual tem postada ao seu redor uma guarda de honra formada por Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), uma vez que a primeira localidade da Academia, foi na Base Aérea dos Afonsos, ainda com o nome de Escola de Aeronáutica.

Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Força Aérea, em preito de gratidão ao Patrono da FAB, que revolucionou a indústria aeronáutica brasileira, deixando a imagem de um "Homem a frente de seu tempo". 

Clique aqui e assista o vídeo da Cerimônia.

Clique aqui e veja as fotos da Cerimônia.

Fotos: Sargento Figueira e Sargento P. Silva / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Lucas / CECOMSAER

imagens/original/44432/BAAF_10.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_11_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_12_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_14_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_15.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_16_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_17_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_18_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_19_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_21.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_23.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_2_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_3.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_4_.jpeg
imagens/original/44432/BAAF_7_.jpeg