ANIVERSÁRIO

ASPAER celebra 18 anos de criação com cerimônia militar em Brasília (DF)

A sua missão é gerir as ações concernentes às relações institucionais do Comando da Aeronáutica junto aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário
Publicada em: 26/09/2022 17:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Organização Militar (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB), criada em 26 de agosto de 2004, celebrou na quarta-feira (21/09), seus 18 anos de criação. A cerimônia alusiva à data aconteceu no Espaço Força Aérea, no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais, além de autoridades civis e militares.

O Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, em suas palavras, recordou a origem da Organização Militar, surgindo como uma Unidade estratégica e vinculada ao Comandante da Aeronáutica, focada inicialmente no relacionamento com o Poder Legislativo. Anos depois, a Aeronáutica sentiu a necessidade de uma estrutura voltada a conduzir seu relacionamento institucional com os demais poderes da República. Assim, em 2011, ocorreu a ampliação das competências da ASPAER que, desde então, passou a atuar também na assessoria de relacionamento institucional, junto ao Poder Executivo, Judiciário e demais órgãos que exercem funções essenciais à Justiça.

"Jamais sonhei em comandar uma organização como a ASPAER. Gostaria de externar os meus sinceros agradecimentos aos Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, pela confiança e pela oportunidade que me deu, de conduzir homens e mulheres comprometidos com a missão, e que não medem esforços para conquistar os objetivos propostos. Estar na liderança desse time, no momento em que a ASPAER atinge sua maioridade, e também sua maturidade, é um marco na minha carreira militar", destacou o Chefe. 

Entrega de certificados e medalhas

Na cerimônia, a ASPAER realizou a entrega de certificados para a Graduada Padrão, Sargento Thais Spiller Manhães Capuchinho, e para o Praça Padrão, Soldado André Luiz Baccarin Arnaut Vitorino. Já a Medalha Militar de Prata, com passador de prata, e a Medalha Militar de Bronze, com passador de bronze, foram entregues ao Major Aviador Vitor Almeida Freitas e ao Sargento Cleiton Coelho da Silva, como reconhecimento aos bons serviços prestados à FAB por mais de 20 anos e 10 anos, respectivamente.

Os objetivos da ASPAER

Compete à Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica gerir as ações concernentes às relações institucionais do Comando da Aeronáutica junto aos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e aos Órgãos que exercem funções essenciais à Justiça. A OM tem como visão ser reconhecida pela excelência no relacionamento institucional entre os poderes e seus valores são pautados no comprometimento, na transparência, na ética, na legalidade, na valorização e na capacitação profissional.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

imagens/original/44430/220921MUL6029Muller_Marin.jpg
imagens/original/44430/220921MUL6042Muller_Marin.jpg
imagens/original/44430/220921MUL6051Muller_Marin.jpg
imagens/original/44430/220921MUL6101Muller_Marin.jpg
imagens/original/44430/220921MUL6109Muller_Marin.jpg
imagens/original/44430/220921MUL6205Muller_Marin.jpg