VISITA INSTITUCIONAL

CENIPA recebe visita de comitiva da Advocacia-Geral da União

O objetivo da visita foi apresentar aos Advogados e Assessores da AGU a missão, a estrutura e o funcionamento do CENIPA
Publicada em: 05/09/2022 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Brasília, recebeu nesta terça-feira (30/08), uma comitiva da Advocacia-Geral da União (AGU). O encontro, organizado pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), teve o objetivo de apresentar aos Advogados e Assessores da AGU a missão, a estrutura e o funcionamento do CENIPA, destacando suas principais atribuições e competências quanto ao gerenciamento e prevenção de acidentes aéreos.

Após palestra do Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, a comitiva visitou o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), onde conheceram o processo de obtenção das informações desde o momento em que o gravador chega ao laboratório até o fornecimento dos dados ao investigador. Em seguida, os visitantes viram o Laboratório de Destroços, em que aeronaves acidentadas são utilizadas no treinamento de investigadores.

A Secretária-Geral de Contencioso, Izabel Vinchon Nogueira de Andrade, agradeceu o convite e a oportunidade da visita e comentou sobre percepção real da vivência e o trabalho executado. “Podemos constatar in loco todo o trabalho do CENIPA, nesses três eixos de prevenção, capacitação e investigação. Algo muito importante para o trabalho da AGU, em especial na equipe que coordeno junto ao supremo, na qual defendemos a plena higidez do preparo geral que confere ao CENIPA a atribuição para investigar os acidentes com prioridade”, comenta.

O Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, falou sobre a importância da visita dos representantes da AGU ao CENIPA. “Essa visita se reveste de importância, pois conseguimos trazer aqui os principais atores da AGU, que labutam em defesa da Força Aérea nas nossas demandas, sejam elas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF) ou em outros Tribunais”, concluiu.

O Brigadeiro Moreno comentou sobre o evento, que estreita laços entre a área técnica de investigação de acidentes aeronáuticos e a que presta um serviço de escudo jurídico. “A nossa investigação, seguida sobre o auspicio do Anexo 13, faz com que não só CENIPA , mas todos os países que são signatários da convenção de Chicago, conduzam as investigações objetivando a prevenção, sendo assim realizadas em paralelo com as investigações judiciais. É um divisor de águas para o CENIPA receber servidores públicos de altíssimo nível e poder explicar o trabalho diuturno que valorosos homens e mulheres labutam em prol da segurança do espaço aéreo”, enfatiza.

Fotos: Sargento P.Silva / CECOMSAER