AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

FAB realiza transporte de elefante-marinho de Salvador para Florianópolis

O animal havia sido resgatado no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral
Publicada em: 26/08/2022 13:40
Imprimir
Fonte: Esquadrão Onça, por Tenente Costa
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça, realizou, nessa quinta-feira (25/08), o transporte da Frida, uma elefante-marinho resgatada em Nova Viçosa, na Bahia. O animal havia sido salvo no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral. Logo em seguida, foi encaminhado para o Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Assim que chegou, a Frida estava bem abaixo do peso e com necessidade de acompanhamento especializado. Hoje, após seis meses de tratamento e com 180 quilos e 1,80 metro, a elefante-marinho necessitou ser transferida para Florianópolis (SC) em uma caixa especial, e coube ao C-105 do Esquadrão Onça realizar essa missão. 

O FAB 2806 decolou do Aeroporto de Salvador às 09h15 e, além dos tripulantes, participaram da missão duas veterinárias do IMA, que monitoraram a hidratação e o bem-estar do animal durante o voo. Em Florianópolis, ela ficará sob os cuidados da ONG R3 Animal até a soltura no mar.

"Foi uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Todos os cuidados no transporte da caixa até a aeronave e, principalmente, durante o voo contribuíram para que a Frida chegasse ao seu destino e pudesse receber a atenção necessária visando sua reintegração ao meio ambiente, num futuro próximo. Aceitamos o desafio por entender a importância de devolver o elefante-marinho ao seu habitat natural. Missão cumprida!", destacou o Comandante do Esquadrão Onça, Tenente-Coronel Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade.

Fotos: Tenente Isaac Matias / Esquadrão Onça