BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentações em diversas cidades

As apresentações ocorrerão em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil. O deslocamento das aeronaves acontecerá a partir do dia 24/08
Publicada em: 26/08/2022 10:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Vasconcelos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

No dia 7 de setembro deste ano, o Brasil comemora 200 anos de Independência. Como parte da história, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizará apresentações por diversos estados da federação. O deslocamento das aeronaves ocorrerá a partir do dia 24/08.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, o Circuito Bicentenário da Independência terá demonstrações em várias cidades. “Realizar essas apresentações nos céus do Brasil para milhares de pessoas é sinônimo de independência, democracia e de uma Força Aérea pujante e moderna. Os rastros de fumaça que serão visualizados nos céus representarão todos os militares da FAB o compromisso que a nossa Força Aérea tem com o povo brasileiro", destacou.

Bicentenário da Independência 

O Bicentenário da Independência do Brasil será comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data remete ao ano de 1822, quando ocorreu o evento conhecido como "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822. Assim, o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.

Veja abaixo quais localidades receberão a Esquadrilha da Fumaça:

             

             

Foto: Suboficial Johnson Barros / CECOMSAER