DOMINGO AÉREO

AFA recebe Halcones e ADESG-RP em Cerimônia Militar

A Academia recebeu os alunos do Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) da ADESG-RP e integrantes da Força Aérea do Chile que se preparam para a participação no Domingo Aéreo 2022
Publicada em: 19/08/2022 17:57
Imprimir
Fonte: AFA, por Aspirante Chayanne
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), recebeu, em Cerimônia Militar no Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), a Esquadrilha de Demonstração Aérea da Fuerza Aérea de Chile, os Halcones, e os alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de Ribeirão Preto (ADESG-RP). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Academia, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, acompanhado do Subcomandante do CCAer, o Tenente-Coronel Aviador Diogo Barcellos da Silveira. Estavam também presentes Chefes e militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga.

Ao hastear a Bandeira Nacional e proceder com o desfile militar, os convidados compartilharam um pouco da rotina da Academia e o real significado do espírito militar que move os Cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), que é a devoção à Pátria. Tal aspecto foi observado pelo Comandante do Grupo de Apresentações Halcones, o Tenente-Coronel Aviador Jorge Santana Andrade. “Foi muito bonito ver a energia dos Cadetes, assim como a marcialidade e a disciplina que demonstram em suas ações, qualidades importantes e valores similares às que também praticamos no Chile”, disse.

Assim como o Delegado da ADESG-RP, Clibas Clementi fez questão de trazer os estagiários do Curso de Políticas Estratégicas para compreender o espírito do que é pertencer à vida militar. “Há alguns anos que visito a AFA e participo de cerimônias militares, como o Espadim 2022, e as recordações são sempre memoráveis. Portanto, não poderia deixar de compartilhar com nossos estagiários esse amor pela profissão militar que os Cadetes demonstram em suas ações, para que eles vejam de perto essa emoção que estremece e arrepia a alma”, completou.

Ele ainda aproveitou para parabenizar o Comando da Academia pelo trabalho realizado: “é brilhante o trabalho que o Brigadeiro Gobett tem desenvolvido aqui na direção da AFA. Costumo dizer que a tropa é reflexo do Comandante, e aqui isso é impecável”, concluiu.

Outro que compartilha do mesmo sentimento é o Tenente-Coronel Jorge, que relembrou a larga relação da Força Aérea do Chile com a Academia e destacou a última participação dos Halcones no Domingo Aéreo em 2018. “Foi uma experiência ímpar poder colaborar neste evento incrível da AFA, onde conseguimos demonstrar com profissionalismo a rotina do trabalho que realizamos com nossas cinco aeronaves acrobáticas GameBird aqui em Pirassununga”, lembrou. Ele aproveita para destacar a relevância dessa nova edição do evento, que acontecerá no domingo (21/08) para retomar as atividades após a COVID-19: “é muito importante estarmos aqui para apoiar a AFA e celebrar os 70 anos da Fumaça”, disse.

O Tenente-Coronel Jorge, aproveita para convidar o público para a demonstração aérea que acontecerá nesse ano. “Já estamos aqui na sede do EDA, com uma equipe de 30 militares entre pilotos e mecânicos, preparando nossos aviões GameBird para realizar nossas acrobacias em um display de cinco aeronaves que pintará o céu de Pirassununga com nossa manobra mais emblemática, a estrela de cinco pontas, símbolo da bandeira Chilena”, destaca.

Domingo Aéreo

O Domingo Aéreo é um evento presente no calendário da Força Aérea Brasileira, que marca neste domingo (21/08) sua retomada no Ninho das Águias, onde se formam os futuros Oficiais dos Quadros de Aviação, Intendência e de Infantaria de Aeronáutica do Brasil, após dois anos sem a atração devido ao cenário pandêmico que o COVID-19 trouxe ao Brasil e ao mundo. O show deste ano tem um motivo especial que é a celebração dos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça (EDA) e do Bicentenário da Independência do Brasil. Além de arrecadar 1Kg de alimento não-perecível para doar às instituições de assistência social. Para mais informações sobre o Domingo Aéreo, acesse o site www.domingoaereoafa.com.br.

Fotos: Soldado H.Pereira e Soldado Carriço/ AFA