VISITA

Assessores parlamentares realizam visita ao Centro de Operações Espaciais

A visita ocorreu no dia 18/08. Na ocasião, os assessores também conheceram o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo
Publicada em: 25/08/2022 17:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Vasconcelos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), recebeu, no dia 18/08, assessores parlamentares para uma visita às dependências do Centro de Operações Espaciais (COPE) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), localizados em Brasília (DF).

Estiveram presentes 33 servidores, dentre chefes de gabinetes, consultores legislativos e assessores parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), da Comissão de Educação (CE), da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), dentre outras.

De acordo com o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, o objetivo da reunião foi apresentar aos assessores a missão, a estrutura e o funcionamento do COPE e do CINDACTA I, destacando suas principais atribuições e competências. “Hoje, vocês passaram a ter uma visão mais aprofundada das missões do COPE e do CINDACTA. Nós trouxemos o segundo escalão da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que são os servidores que vão produzir documentos, construir relatórios e emitir pareceres sobre diversos temas que estão em trâmite no Congresso Nacional. Assim, conhecendo melhor a missão da FAB, terão, com certeza, maior facilidade para a discussão dos importantes temas que tramitam no Congresso Nacional, que é a caixa de ressonância da sociedade brasileira”, disse.

A Coordenadora de plenário SEPAR/SEGOV, Carolina Ramos Sete, destacou a experiência que adquiriu ao ter participado da visita. “Hoje entendi como funciona o gerenciamento do Tráfego Aéreo Nacional e que esse papel é desempenhado pelas nossas Forças Armadas. Eu, particularmente, ao presenciar o trabalho sendo desempenhado com tanto foco e competência, me sinto mais segura agora pra voar. Tenho certeza que é um trabalho feito por pessoas de extrema capacidade, de extrema atenção que estão ali cuidando de todos”, salientou.

Por sua vez, o assessor parlamentar da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Tharlen José Nolasco do Nascimento, falou sobre a importância da visita. Essas visitas institucionais que as Forças Armadas, e particularmente a Força Aérea Brasileira, realizam com parlamentares do Congresso Nacional são importantes. Em especial, para que as pessoas tenham o conhecimento do trabalho que é realizado e que isso possa ajudar a assessoria parlamentar a engajar cada vez mais parlamentares e recursos para garantir que esse trabalho continue sendo feito com excelência”, finalizou.

COPE

O COPE foi inaugurado em 2020, em parceria com a Empresa Estatal Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras), para servir como centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários.

CINDACTA I

Em 1976, a Aeronáutica tornou realidade uma das inovações mais marcantes da sua história. Entrava em operação o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o CINDACTA I. Foi a primeira organização do mundo a integrar o controle de operações aéreas civis e militares.

Os estudos para tornar o Sistema Integrado de Controle do Espaço Aéreo começaram em 1969, ao mesmo tempo em que o Ministério da Aeronáutica buscava adquirir um caça supersônico para missões de interceptação aérea. Em 1972, chegava à cidade de Anápolis (GO) o primeiro jato Mirage III.

Uma das principais vantagens do sistema é a economia: uma mesma rede de radares e centros de controle espalhados geograficamente pelo território nacional fornecem, em tempo real, o posicionamento de todas as aeronaves voando no Brasil.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER 

imagens/original/44259/220818MUL9459Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9473Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9478Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9516Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9527Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9561Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9573Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9578Muller_Marin.jpg
imagens/original/44259/220818MUL9586Muller_Marin.jpg