TÁPIO 2022

FAB inicia Exercício Tápio em Campo Grande

Em sua 5ª edição, a atividade conta com cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas participarão de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra
Publicada em: 18/08/2022 14:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Roberta Nunes
Edição: Agência Força Aérea

Teve início, nessa terça-feira (16/08), um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB): o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, que está sendo realizado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul. Até o dia 03 setembro, cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas, além de Unidades de Infantaria, participarão de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra.

Durante o Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da ONU, com o objetivo de contribuir para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais, garantindo a soberania, a integridade territorial e a defesa patrimonial, além de promover ajuda humanitária.

Militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois estados constituídos. Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras. Aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas participam das duas fases do exercício. Entre elas, estão os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; as aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan, e os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk.

Interoperabilidade

Desde 2021, a atividade passou a ser denominada EXCON, pois conta com a participação de outras Forças Armadas. O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica que a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a defesa do País. “Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, ressalta.

O Diretor do Exercício acrescenta, ainda, que a realização do Exercício é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares. “Também nos capacita para a pronta resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, conclui o Brigadeiro Rossetto.

Participação de Forças amigas

Nesta edição, haverá a participação da Guarda Nacional Americana de Nova York e de Idaho (NYANG e IDANG) no período de 20 a 30 de agosto. Elas vão agregar ao EXCON trazendo capacidades de emprego de meios de Força Aérea em um ambiente de guerra irregular. Além disso, essa oportunidade de intercâmbio, permite que a FAB esteja evoluindo doutrinariamente com as TTP (Táticas, Técnicas e Procedimentos) de uma força armada que está em constante provação no cenário global contra esse tipo de ameaça.

Desde 2018, os norte-americanos têm visitado a BACG e, pelo segundo ano consecutivo, têm vindo com meios aéreos e pessoal especializado para participar do exercício. Nesta edição, haverá voos conjuntos (aeronaves americanas sendo escoltadas por aeronaves brasileiras), voos de intercâmbio (militares americanos nas aeronaves brasileiras e militares brasileiros nas aeronaves americanas) e participação dos americanos no manning do EXCON, ou seja, ajudando na construção dos cenários de treinamento.

Aproximadamente 100 militares de diversas especialidades participam do exercício. A mobilização e a desmobilização dos norte-americanos serão realizadas por aeronaves C-17. Como participantes do EXCON, haverá três HH-60G Pave Hawk e um HC-130J Combat King, ambas aeronaves concebidas para o Personal Recovery, que engloba diversas ações de recuperação de pessoal, dentre elas, o CSAR – Busca e Salvamento em Combate.

Saiba mais

O Exercício Tápio surgiu em 2018, com o objetivo de adestrar os Esquadrões Aéreos da FAB e as Unidades de Infantaria do COMPREP no cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da ONU, envolvendo simulações de Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, Reconhecimento Aéreo, Evacuação Aeromédica, entre outras. Na Tápio, diversos Esquadrões da FAB e Unidades de Infantaria se encontram em Campo Grande (MS), possibilitando maior interação entre as diferentes aviações e promovendo um exercício operacional com atividades menos fragmentadas.

Confira aqui a galeria de fotos da EXCON Tápio 2022

Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER