EVENTO

Livro sobre Santos-Dumont é lançado no Chile

Lançamento ocorreu durante cerimônia alusiva aos 90 anos de falecimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira
Publicada em: 27/07/2022 12:26
Imprimir
Fonte: Adidância Aeronáutica do Brasil no Chile
Edição: Agência Força Aérea

No Museu Nacional de Aeronáutica e Espaço do Chile, em Santiago, foi realizada a cerimônia alusiva aos 90 anos de falecimento de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, com o lançamento do livro "Alberto Santos Dumont: uma história centenária de aviação e de amizade, em duas visitas", escrito pelo Presidente do Instituto de Investigação Histórico Aeronáuticas do Chile, Norberto Traub.

O evento, que aconteceu na sexta-feira (22/07), foi presidido pelo Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil no Chile, Fabio Antibas, e contou com a presença do Chefe da Divisão de Engenharia e Apoio aos Sistemas de Armas da Força Aérea do Chile (FACh), General de Brigada Aérea Joaquín Urzúa Rentería.

Durante a cerimônia, o Diretor do Museu, General de Aviação Ricardo Gutiérrez Alfaro, fez a apresentação do livro, que mostra a história da estreita relação entre Alberto Santos-Dumont e o Chile, as duas passagens que realizou em visita ao país e a sua influência na aviação civil e militar, tanto no Chile como no mundo.

Em seguida, a Adidância Aeronáutica do Brasil realizou a entrega de condecorações aos militares da Força Aérea do Chile e a membros da Embaixada do Brasil que prestaram excelentes serviços à Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, foram condecorados com a medalha "Mérito Santos-Dumont" o Diretor de Relações Internacionais da Força Aérea Chilena, o Coronel de Aviação Renato Erbetta; com a medalha "Bartolomeu de Gusmão", o Sargento José Vásquez Paredes; e com o diploma de Membro Honorário, Guilherme Ferreira Sorgine e Jana Gomes Moreira, ambos servidores civis da Embaixada.

Na oportunidade, o Ministro Fabio Antibas agradeceu a publicação do livro sobre Alberto Santos-Dumont. "A obra reflete a proximidade e a amizade entre os dois países, que não só estão unidos na aviação, mas em várias áreas como comércio, indústria, dentre outras", destacou.

Fotos: Adidância Chile