ACORDO DE COOPERAÇÃO

DCTA e Parque Tecnológico assinam Acordo de Cooperação

Acordo tem o objetivo de fomentar a cooperação científico-tecnológica entre as Instituições
Publicada em: 21/07/2022 19:10
Imprimir
Fonte: DCTA, por Aspirante Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, assinou, no dia 18/07, um Memorando de Entendimento com o objetivo de fomentar a cooperação científico-tecnológica com a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC). A cerimônia foi realizada no Parque e o acordo visa a implementação e execução conjunta de ações, programas e projetos de interesse comum entre as Instituições.

O Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, assim como o Diretor do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate, reforçaram o compromisso de direcionarem os melhores esforços na observação de boas práticas de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e busca pelo desenvolvimento de tecnologias de impacto positivo no alcance das metas estabelecidas pela região e pelo país. "Essa parceria visa incentivar a Cooperação Institucional, por meio da promoção de encontros que fomentem a prospecção científico-tecnológica, o compartilhamento de recursos humanos, laboratoriais e equipamentos, além da divulgação e disponibilização recíproca de portfólios", explicou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Após a formalização da parceria e assinatura do documento, os participantes seguiram para um tour pelo Parque Tecnológico, conhecendo, entre outras empresas e projetos, o Nexus, um ambiente para conexão de empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração que estimulam a inovação e o empreendedorismo.

“A região de São José dos Campos é um ambiente fértil para a inovação e o nosso intuito é aproveitar todas as oportunidades disponíveis para multiplicar esforços e alavancar nosso Programa Espacial. Essa visita ratifica a vontade do DCTA de abrir suas portas e construir pontes para suplantar os embargos, envolvendo as expertises de nossos parceiros na mesma direção”, finalizou o Oficial-General.

A comitiva do DCTA contou com a presença do Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; do Chefe da Coordenadoria de Governança, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen e do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O´Donnell Alván.

Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec) é pioneiro no Estado de São Paulo. Foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, produtos e processos, uma peça fundamental para o empreendedorismo inovador em todo o país.

Fotos: Sargento Eduardo / DCTA