TECNOLOGIA

FAB lança programa Prova de Vida Inteligente

Nova sistemática verifica por meio de consultas a bancos de dados, se há indícios suficientes para atestar se veteranos e pensionistas estão vivos
Publicada em: 20/07/2022 14:24
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Major Souza
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Diretoria de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), em parceria com o Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), lançou, na sexta-feira (15/07), em comemoração ao Dia do Veterano, celebrado em 16 de julho, a Prova de Vida Inteligente. A nova sistemática consiste em verificar, por meio de consultas a bancos de dados, se há indícios suficientes para atestar se veteranos e pensionistas estão vivos. Com a novidade, a Prova de Vida tradicional é exigida apenas quando os dados obtidos não forem suficientes para gerar a comprovação de forma automática.

A DIRAP e o CCA-RJ desenvolveram uma tecnologia capaz de realizar a Prova de Vida automaticamente, conforme regras de negócio baseadas em análise de risco realizada pela Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas (SDVP) e no cruzamento de dados do Sistema de Gestão de Pessoal (SIGPES) com o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), o portal Gov.br, o Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGHuse) e o Central do Sistema de Identificação de Pessoal do Comando da Aeronáutica (SIDENT).

Economicidade

A Prova de Vida Inteligente evita a realização de 45% dos atendimentos presenciais nas Organizações Militares do Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR) e elimina cerca de 6.500 procedimentos administrativos realizados mensalmente. Além disso, institui controles financeiros e de cadastro de pessoal mais efetivos, realizando o bloqueio e o desbloqueio de pagamento, e o registro de óbito de forma automatizada.

Essa tecnologia traz muitos benefícios para a Administração, conforme reforça o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas da DIRAP, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho. "O nosso foco para o Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas é atender a Diretriz do Comandante da Aeronáutica de valorizar aqueles que contribuíram para a Força, promovendo as melhorias necessárias para dar conforto e comodidade aos nossos veteranos e aumentando a eficiência dos nossos serviços", pontuou.

Como o Sistema funciona

Periodicamente, o Sistema Eletrônico de Pessoal da Aeronáutica, de forma integrada aos demais bancos de dados, como o do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e o do aplicativo Gov.br, vai verificar os dados e vai informar quais veteranos e pensionistas tiveram a prova de vida realizada pela Administração. Vale ressaltar que essa nova sistemática está disponível apenas para os residentes no Brasil. E, caso não seja possível atestar a condição de vida do militar ou dependente, o mesmo será notificado por mensagem via Portal do Militar, SMS, e-mail e Gov.br para realizar a prova de vida.

Formas de realização da Prova de Vida

As formas de realização da Prova de Vida permanecem as mesmas: preferencialmente pelos meios digitais, Portal do Militar ou aplicativo Gov.br, ou, presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal (somente correntistas que recebem por esse banco) ou em uma Organização Militar.

Além disso, agora quem recebe proventos e pensões pelo Banco do Brasil e, a partir do mês de agosto, pelo Bradesco, também poderá realizar a Prova de Vida em uma agência do respectivo banco. Para isso, basta comparecer para atendimento portando o seu documento oficial de identificação com foto.

Já aqueles que forem notificados e não realizarem a Prova de Vida, até o último dia do mês do aviso, terão o pagamento interrompido pela Administração. Se isso ocorrer, basta abrir o Portal do Militar ou o aplicativo Gov.br, realizar a Prova de Vida e solicitar via FEP (Formulário Eletrônico de Pessoal), também no Portal do Militar, o restabelecimento do pagamento.

Vídeo: Soldado Lauber / CECOMSAER

Assista aqui ao vídeo.