TECNOLOGIA

DIRSA conecta mais de mil profissionais da Saúde em evento digital

Evento sobre tecnologia digital em celebração aos 80 anos do Sistema de Saúde da Aeronáutica aconteceu no dia 05/07
Publicada em: 13/07/2022 11:01
Imprimir
Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA
Edição: Agência Força Aérea

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) promoveu, no dia 05/07, o Webinar Saúde 5.0: Transformação Digital e Inovação em Saúde, evento sobre tecnologia digital em celebração aos 80 anos do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). O Webinar Saúde 5.0, foi transmitido via online para todas as Organizações de Saúde da Força Aérea, representando um marco histórico no SISAU. A mediação foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da DIRSA, Tenente-Coronel Amauri Destri Júnior.

O Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, falou sobre o tema “Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica sob a perspectiva da Saúde Digital”. Em sua palestra, o Diretor identificou os principais avanços conquistados nos últimos anos, enfatizou a modernização do SISAU e destacou elementos imprescindíveis que marcam a nova era digital, como o prontuário eletrônico (AGHuse), o Sistema Informatizado de Medicina Pericial (SIMP), o Sistema da Saúde Complementar (SISAUC), além da Telessaúde e da Telemedicina, conceitos que ganharam amplitude com o advento da pandemia da Covid-19.

O renomado Consultor na área de Saúde, Doutor Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, explanou acerca do tema “Saúde Digital – Perspectivas atuais para Novas Tecnologias”. Ele ressaltou a importância da adoção de métodos tecnológicos que viabilizam um atendimento em saúde com mais celeridade e qualidade. Destacou, ainda, que a autenticação, a segurança, a legislação e a certificação são fundamentais para a proteção de dados dos pacientes e enalteceu os avanços promovidos pela Reestruturação do SISAU em prol da Saúde Digital.

No Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), a transmissão do Webinar foi realizada no Auditório da Divisão de Odontologia, com uma audiência de trinta e três Oficiais da Unidade. Para o Diretor do HAMN, Tenente-Coronel Médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira, as palestras evidenciaram uma realidade que abre novos horizontes para a saúde. “O HAMN já está implementando um projeto de divulgação da Telemedicina para apoiar os Destacamentos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), vislumbrando a possibilidade de realizar consulta para militares e dependentes em áreas inóspitas”, destacou o Oficial.

De acordo com a Encarregada da Secretaria do Grupamento de Saúde de Santa Maria, Suboficial Gerusa Maranhão Lima Quevedo, o tema Saúde Digital é de extrema relevância. “A videoconferência apresentou clara abordagem em saúde digital. Ressalto a importância do prontuário único, além dos benefícios na comunicação e compartilhamento de dados de forma inteiramente eletrônica, tendo como meta a agilidade no atendimento e a redução de custos na compra de insumos e impressões, favorecendo a sustentabilidade", afirmou.

Ao término da transmissão, o Major-Brigadeiro Cloer externou profunda gratidão por liderar um evento de grande magnitude que representa um novo capítulo na história do SISAU. “Nesta tarde, estamos escrevendo uma importante página na Saúde da Aeronáutica, com mais de 1.000 profissionais conectados! Professor Sabbatini, o senhor é um profissional reconhecido nacional e internacionalmente, sentimo-nos honrados pela sua presença. Receba um abraço fraterno da Força Aérea Brasileira, aqui representada por mais de mil profissionais da saúde. Muito obrigado a todos”, finalizou.

Fotos: DIRSA