VÍDEO

Exposição DECEA 80 anos chega aos aeroportos do Rio de Janeiro

Público poderá conhecer a história do DECEA nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont
Publicada em: 24/06/2022 11:51
Imprimir
Fonte: DECEA, por Aspirante Fernanda e Gisele Bastos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A exposição DECEA 80 anos está disponível para o público no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a partir desta quinta-feira (23/06). A mostra que conta a história do Departamento de Controle do Espaço Aéreo poderá ser visitada no desembarque do Terminal 2 até o próximo domingo (26/06). O projeto faz parte das comemorações de aniversário de 80 anos do DECEA, celebrado em janeiro deste ano. O objetivo é explicar ao público como a Organização realiza o trabalho de gerenciamento do tráfego da aviação civil e de defesa militar no espaço aéreo brasileiro. Os visitantes têm acesso a vídeos explicativos, maquetes, mapas interativos, equipamentos e fotos históricas, além de dados curiosos sobre a aviação no Brasil.  

O Diretor-Geral do DECEA e idealizador do projeto, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, destacou a importância histórica do DECEA. "A estrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo remonta a 80 anos, apesar de ter recebido outros nomes e outras diretorias ao longo de sua história. O DECEA sempre teve a sua importância para o controle de todo o espaço aéreo brasileiro, em todo o território nacional e em parte do Oceano Atlântico. Neste momento é justo e importante que a gente passe para a sociedade um resumo dessa estrutura, mostrando como ela foi montada e como chegou até os dias atuais", explicou o Oficial-General.  

O Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa, chefe da Assessoria de Comunicação Social do DECEA e coordenador da exposição, falou sobre o conteúdo da mostra. "A exposição DECEA 80 anos foi apresentada para o nosso efetivo em janeiro deste ano, para que todos pudessem relembrar os feitos dos que nos antecederam e contribuíram para a construção de um sofisticado e moderno sistema de controle do espaço aéreo. Diante da aceitação dos militares, o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, solicitou que levássemos a mostra para o público externo, em locais de grande circulação. Adaptamos a linguagem para que todos pudessem conhecer o trabalho realizado pelo DECEA e pelas nossas unidades. O projeto ganhou um tom explicativo, com dados curiosos para atrair a atenção dos visitantes. Militares estão no local, fazendo apresentações e tirando dúvidas do público", pontuou. 

Visitantes elogiaram o conteúdo da exposição e comentaram sobre o que aprenderam. A economista Andreia Rita de Abreu, moradora da cidade do Rio, voltava de uma viagem com a família e passou no estande do DECEA. "Eu estava em um voo agora há pouco e nunca tinha parado para pensar na quantidade de pessoas que trabalham nos bastidores do controle do espaço aéreo. Aprendi que os controladores de voo são militares da Força Aérea, conheci os equipamentos que utilizam e entendi a função do DECEA. Acho muito importante a sociedade conhecer mais sobre os órgãos públicos e suas atribuições.  

O Comandante da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, visitou, nesta sexta-feira (24/06), a exposição e acompanhou a apresentação feita por militares da Aeronáutica, especialistas em controle do espaço aéreo, além de assistir aos vídeos informativos. Ele falou sobre os benefícios que a exposição deverá gerar para a imagem da Organização. “Parabenizo o DECEA por esta iniciativa de mostrar ao público o trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do DECEA. Este trabalho é muito importante para orientar o passageiro sobre todo o processo que envolve um voo, desde o planejamento da escala e da tripulação, até depois da aeronave pousar. A exposição está aí para mostrar o alto nível do modelo de integração entre a defesa e o controle do espaço aéreo, que é reconhecido mundialmente”, destacou o Oficial-General.

Versão itinerante

Desde o início do mês, a exposição ganhou uma versão itinerante. Depois de passar pelo Congresso Nacional entre os dias 6 e 10 de junho, a mostra ficou disponível no Prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER) para militares e servidores da Força Aérea Brasileira entre os dias 13 e 20 de junho. Na próxima semana, de 26 de junho a 01 de julho, a exposição será instalada no saguão principal do Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. 

Assista aqui ao vídeo que explica destalhes da exposição.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA

Vídeo: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez / DECEA