VISITA

Diretor-Geral do DCTA recebe Prefeito de São José dos Campos

O objetivo da visita foi abordar questões relativas ao incremento e melhorias relacionadas à infraestrutura aeroportuária da cidade
Publicada em: 17/06/2022 08:00
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu na quarta-feira (08/06) o Prefeito São José dos Campos (SP), Anderson Farias Freitas. O objetivo da visita foi abordar questões relativas ao incremento e melhorias relacionadas à infraestrutura aeroportuária da cidade.

Na ocasião, também, se fizeram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, o Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, além do Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Alberto Marques e o Chefe de Divisão, José Alberto Nassur.

O Prefeito ressaltou a satisfação pela recepção no DCTA, considerando notória importância que o Comando da Aeronáutica tem para a cidade. “Muito do que São José é hoje deve-se ao trabalho daqueles visionários que criaram o CTA e a EMBRAER. Essa iniciativa contribuiu de forma significativa para alavancar o desenvolvimento econômico de nossa cidade, pois hoje somos o maior polo industrial no Vale do Paraíba”, afirmou.

Durante a reunião, o Diretor-Geral do DCTA destacou a parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. “Após o fim da pandemia, nosso propósito é reaproximar o DCTA da cidade de São José, que sempre nos recebeu de braços abertos. Além disso, vislumbramos um leque de oportunidades para atuarmos junto com a atual administração da cidade”, concluiu.

São José dos Campos

É o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina. A cidade de São José dos Campos teve seu processo de industrialização impulsionado a partir da instalação, em 1950, do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) - hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – a inauguração da Via Dutra, em 1951 e mais tarde com a criação da Embraer.

Em 2021, uma lei sancionada deu o título à São José dos Campos de “Capital do Avião”, uma vez que o município, responde por 95% da cadeia produtiva da indústria aeroespacial e de defesa no Brasil. Além disso, este ano, foi certificada como a primeira cidade inteligente do Brasil, após levar em consideração fatores como práticas inovadoras de gestão pública, aplicação tecnológica, serviços urbanos, sustentabilidade, segurança, educação, entre outros indicadores. Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.

Fotos: Sargento Anderson / DCTA

imagens/original/43928/DSC_0007.NEF.jpg

Assunto(s): ,