PALESTRA

FAB ministra palestra na VII Jornada de Segurança Operacional Aeronáutica

O evento contou com a presença de diversos operadores da Aviação de Segurança Pública, Militar, Civil e operadores de aeródromo da região
Publicada em: 16/06/2022 13:00
Imprimir
Fonte: CENIPA, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) participou, no dia 02/06, da VII Jornada de Segurança Operacional Aeronáutica, realizada pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER-PMBA). O evento ocorreu no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), e contou com a presença de diversos operadores da Aviação de Segurança Pública, Militar, Civil e operadores de aeródromo da região.

O evento faz parte da programação anual do GRAER, comandado pelo Tenente-Coronel da Polícia Militar Wolney Anderon Santos de Almeida, e teve como principal objetivo o incremento do nível de alerta dos profissionais da aviação de segurança pública, em relação aos riscos associados às atividades técnicas desenvolvidas.

Durante as palavras de abertura do evento, o Comandante-Geral da PMBA, Coronel da Polícia Militar Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, ressaltou a importância da prática da prevenção proativa de ocorrências aeronáuticas e destacou, também, o apoio diligente do Comando da Aeronáutica (COMAER) às atividades de Segurança de Voo na Região Nordeste.

Durante o evento, o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, abordou o tema “CENIPA e a Segurança de Voo”, trazendo um panorama dos macroprocessos empregados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) no progresso das ações de Segurança de Voo em âmbito nacional e internacional, com vistas ao desenvolvimento do setor aeroespacial e de fortalecimento da soberania nacional.  Já o Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, palestrou sobre “Trabalho em Equipe na Esquadrilha da Fumaça”.

Neste contexto, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), que é a organização encarregada pelo planejamento, gerenciamento e execução das atividades de segurança de voo na área de atuação a qual o estado da Bahia faz parte, foi oportunamente representado pelos palestrantes Coronel Aviador José Roberto Mendes da Silva e Coronel Aviador Luis Cláudio Veloso Gonçalves. Em suas palestras, foram abordados temas direcionados às atividades de prevenção, avaliação dos impactos e gerenciamento de riscos na segurança operacional, estudos de caso com apresentação de fatores contribuintes, dentre outros.

Segundo o Chefe do CENIPA, eventos como esse asseveram a essência do SIPAER. “Ocasiões como essa que tivemos aqui hoje, são de suma importância, não só para os que estavam presentes, mas para toda a sociedade brasileira. A contribuição dos homens e mulheres que trabalham diuturnamente no SIPAER reverbera, silenciosamente, nas diversas camadas sociais e trazem consigo, consequentemente, mais eficiência e desenvolvimento para o setor aeroespacial brasileiro”, destacou.

Por fim, o evento foi considerado essencial e de significativa importância para o fortalecimento da cultura de segurança de voo na região. Tanto os organizadores, quanto os ouvintes ressaltaram positivamente a contribuição do COMAER, representados pelo CENIPA, EDA e SERIPA II.

Fotos: Soldado Gonçalves / GRAER

imagens/original/43914/IMG_20220603_WA0121.jpg
imagens/original/43914/IMG_20220607_WA0011.jpg

Assunto(s): ,