SAÚDE

IV COMAR promove campanha de doação de sangue

A ação teve o intuito de ajudar Pedrinho, menino de seis anos que passou por uma cirurgia em decorrência de agravamento de uma pneumonia e precisou de doação de sangue do tipo O (positivo)
Publicada em: 02/06/2022 12:47
Imprimir
Fonte: IV COMAR, por Tenente Mayara
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

Militares da Guarnição da Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), realizaram, na última terça-feira (31/05), uma ação voluntária de doação de sangue, junto ao Banco de Sangue de São Paulo. A ação foi uma iniciativa do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), e contou com a participação de integrantes do seu efetivo, além de militares do Parque Material Aeronáutico (PAMA-SP), Secretaria de Apoio da Subdiretoria de Administração e Abastecimento, Subdivisão da Diretoria de Administração da Aeronáutica (SASDAB-DIRAD), Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) e Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP), totalizando 45 militares.

Dentre os doadores esteve o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, que, após sua doação, conheceu as instalações do banco de sangue, incluindo o ambulatório transfusional onde pacientes específicos recebem, diretamente no próprio local, a transfusão de sangue.

Ação em prol do menino Pedrinho

A ação teve o intuito de ajudar o pequeno Pedro Marques de Assis Silva, de seis anos, mais conhecido como Pedrinho, que passou por uma cirurgia em decorrência de agravamento de uma pneumonia e precisou de doação de sangue do tipo O+ (positivo). E, durante a ocasião, os militares  foram acompanhados pelas enfermeiras Ariane Pirol, Mayara Santos e Janaína Ferreira, que atuaram na captação e coordenação das doações de sangue.

De acordo com Ariane Pirol, ações como essa, realizada pelo efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB), são fundamentais para manutenção dos estoques, principalmente nesta época do ano em que os índices de doação caem bastante. "Essas iniciativas se revestem de especial importância à sociedade já que os doadores não conhecem ou não têm vínculo com os pacientes que eventualmente receberão a doação", disse.

Fotos: Sargento Mazzoni / IV COMAR

Assunto(s): ,