EVENTO

FAB participa de ações do Programa de Atividades Motoras para Deficientes em Manaus (AM)

Na ocasião, militares das Unidades Aéreas e de Infantaria subordinadas à BAMN, puderam apresentar a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Amazônica
Publicada em: 06/06/2022 14:15
Imprimir
Fonte: BAMN, por Tenente Dantoniele
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Na última quinta-feira (26/05), militares da Base Aérea de Manaus (BAMN) participaram do 22º aniversário do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), desenvolvido pela Faculdade de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento foi coordenado pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) visando promover uma tarde informativa e lúdica aos envolvidos no projeto.

Na ocasião, militares das Unidades Aéreas e de Infantaria subordinadas à BAMN puderam apresentar a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Amazônica, além de expor equipamentos utilizados nas diversas missões que realizam.

A idealizadora do programa, Professora Cátia Augusta Tomé Lopes, explica que iniciativas como essa proporcionam às pessoas com deficiência motora, além de momentos amistosos, o sentimento de inclusão na sociedade. “O programa visa o desenvolvimento de potencialidades de pessoas com deficiência por meio da atividade motora, e é muito importante que, em diversas ocasiões, o grupo de alunos possam ter uma interação com outras entidades. As Forças Armadas têm se configurado como uma grande parceira, em função do que desenvolvem na sociedade e pela alegria que proporcionam aos alunos quando realizam atividades de inclusão”, disse.

A exposição contou com a mostra de Equipamentos de Sobrevivência das aeronaves C-98 Grand Caravan e C-97 Brasília, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) - Esquadrão Cobra; Equipamentos de voo, como capacete e trajes, utilizados pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Harpia; Rádios de comunicação e um mockup do míssil IGLA-S, empregados pelo Segundo Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e de uma demonstração dos Cães de Guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN).

Para o Tenente Aviador Luca de Souza Mendes, integrante do 7º ETA, a participação no evento proporcionou mais que a divulgação da missão da FAB, possibilitou uma realização pessoal ao integrá-los à sociedade. “Participar desse evento, representando a Força Aérea Brasileira, é muito gratificante, pois podemos divulgar a missão da Instituição e propiciar momentos de alegria para os integrantes do PROAMDE”, disse.

Essa é a primeira vez que a FAB, por meio da BAMN, participa do Programa desenvolvido pela UFAM, como destacou a Professora Romina Carla da Silva Miquiles. “É uma honra participar deste programa e ver a alegria nos olhos dos alunos ao interagirem com os militares da Força Aérea e sua belíssima exposição. É a primeira vez que contamos com a presença da BAMN, e nós da comissão organizadora, estamos muito felizes e agradecidos por essa inestimável contribuição”, disse.

 

Fotos: Tenente Dantoniele / 7°ETA

imagens/original/43854/WhatsApp_Image_2022_05_31_at_08.30.57.jpeg
imagens/original/43854/WhatsApp_Image_2022_05_31_at_08.31.02.jpeg
imagens/original/43854/WhatsApp_Image_2022_05_31_at_08.31.08_(2).jpeg
imagens/original/43854/WhatsApp_Image_2022_05_31_at_08.31.09_(1).jpeg
imagens/original/43854/WhatsApp_Image_2022_05_31_at_08.31.09_(2).jpeg