HOMENAGEM

ITA é homenageado com Medalha Exército Brasileiro (EB)

Cerimônia realizada Instituto Militar de Engenharia, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu medalha pelos relevantes serviços prestados ao Exército
Publicada em: 01/05/2022 08:00
Imprimir
Fonte: ITA
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu no dia 19/04, data alusiva ao Dia do Exército Brasileiro (EB), a Medalha Exército Brasileiro, em uma cerimônia realizada no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro (RJ). A homenagem é concedida a cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil (MB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Durante a cerimônia o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e o Pró-Reitor de Administração do Instituto, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, receberam a homenagem pelas mãos do Comandante do IME, General de Brigada Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino. 

O instrutor do ITA, Tenente Engenheiro José Agnelo Bezerra Guilherme Silva, que foi o porta-estandarte, símbolo que representa a instituição, onde é justaposta a medalha, falou sobre a satisfação de participar do evento. “É uma grande honra representar o ITA na ocasião desta importante homenagem, concedida pelo IME, no grande Dia do Exército Brasileiro. O ITA e o IME têm uma parceria histórica e são instituições precursoras do ensino de engenharia no Brasil. Acredito que a Medalha Exército Brasileiro fortalece ainda mais essa parceria, que certamente continuará gerando importantes contribuições para o nosso país”, ressaltou.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Instituto Militar de Engenharia

ITA e IME possuem uma relação antiga, cujas histórias se cruzam. Em 1939 o IME foi responsável pela criação do primeiro curso de Engenharia Aeronáutica do Brasil, no qual se formou Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA. Além disso, a primeira turma formada no ITA iniciou seus estudos na antiga Escola Técnica do Exército (EsTE), atual IME.

Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, o Professor Anderson também visitou o tradicional Colégio Dom Pedro II, uma das escolas mais antigas do Brasil, que historicamente tem alunos aprovados no vestibular do ITA. O Reitor do Dom Pedro II, Professor Oscar Halac, presenteou o Instituto com uma medalha comemorativa dos 180 anos de fundação do Colégio, marca atingida no ano de 2017. O professor Anderson discursou sobre o reconhecimento da instituição. “É uma grande satisfação interagir diretamente com escolas públicas que aprovam alunos no nosso vestibular. Nosso concurso é reconhecido como um dos mais difíceis na área de engenharia e entrar para o ITA, com certeza, é uma grande conquista individual, do candidato, e institucional, da escola que o preparou. O Colégio Pedro II está de parabéns pela qualidade de seu ensino”, disse.

Fotos: ITA