INOVAÇÃO

HFASP inicia projeto com visita assistida de animais

As visitas dos animais acontecerão uma vez por mês, com o objetivo de oferecer uma assistência mais humanizada.
Publicada em: 28/04/2022 11:45
Imprimir
Fonte: HFASP, por Major Daniele
Edição: Agência Força Aérea

A Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) deu início a um novo projeto com a Instituição Patas Therapeutas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e contribuir com a saúde emocional dos pacientes.

A parceria da instituição com o HFASP iniciou com a primeira visita dos cães Nala, Olívia, Loki e Luna, que percorreram os corredores das Unidades de Internação acompanhados de seus donos e permitiram, aos pacientes que desejaram, um contato mais próximo. Claudecir Aparecida Luca de Oliveira, paciente da Unidade de Internação I, elogiou a iniciativa. “Foi uma visita inesperada, mas muito boa! Como eu gosto muito de animais, acho que faz muito bem para nós que estamos aqui!”, disse.

O Suboficial Benedicto Cândido Pereira também aproveitou os momentos com os cães e ao final da visita, sua filha, Maria José Pereira, agradeceu. “Eu achei uma terapia para meu pai, que ficou muito feliz e alegre. Parabéns por esse projeto”, completou.

A Fundadora e Superintendente técnica da instituição, Silvana Fedeli Prado, comentou sobre a importância desse trabalho. “Existem benefícios fisiológicos e emocionais envolvidos nesta interação dos animais terapeutas com pacientes, cuidadores e profissionais. Os fisiológicos são a liberação de neurotransmissores e hormônios durante esse contato, como endorfina, dopamina e oxitocina, assim como a diminuição do cortisol, que é o hormônio do estresse. Já os benefícios emocionais são aumento da afetividade, da autoestima, da socialização, da comunicação e do restabelecimento de vínculos afetivos. Todos se beneficiam em contato com os animais terapeutas. Trata-se de um trabalho voluntário do tutor com o seu animal. São os animais humanizando as instituições e fazendo a diferença para as pessoas", destacou.

A Tenente Terapeuta Ocupacional Adriana Cardoso Rodrigues, membro da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos, participou da ação e comentou sobre os benefícios observados. “A primeira visita da instituição Patas Therapeutas foi um momento de muita alegria! Vi alguns dos nossos pacientes sorrirem pela primeira vez durante todo o tempo de internação; vi idosos com dificuldades de se manterem acordados, atentos e acariciando os nossos ilustres visitantes; vi nosso efetivo agradecendo pelos momentos de alegrias; e por fim, recebemos pedidos por mais visitas assim”, explicou. 

As visitas dos animais acontecerão uma vez por mês, com o objetivo de oferecer assistência mais humanizada e com melhor qualidade de vida aos seus pacientes.

Histórico

Patas Therapeutas é uma Organização Não Governamental (ONG) e sem fins lucrativos que atua com Intervenções Assistidas por Animais (IAA) em hospitais, residenciais de idosos e abrigos de crianças, tendo como missão oferecer os benefícios dos efeitos da convivência com animais, trazendo resultados cientificamente comprovados para a saúde física, emocional, mental e social. Os animais que participam das ações passam por rígidos critérios comportamentais e de saúde para estarem aptos a realizar as visitas.

Fotos: Major Daniele / HFASP