OPERACIONAL

KC-390 Millennium realiza primeiro lançamento de carga pesada por extração

A aeronave possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde um único mestre de carga pode gerenciar todas as atividades
Publicada em: 27/04/2022 11:08
Imprimir
Fonte: 1° GTT
Edição: Agência Força Aérea

A aeronave multimissão KC-390 Millennium concluiu, na última quarta-feira (20/04), o primeiro lançamento de carga pesada por extração (Heavy). A tripulação foi composta por instrutores da Embraer, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus e pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo.

Na ocasião, a aeronave FAB 2857 decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) e se deslocou para a Zona de Lançamento (ZL) Metelo, onde a carga que pesava aproximadamente 1,5 tonelada foi arremessada. O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde um único mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.

Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão, a 40 metros do alvo.

Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu.

Fotos: 1° GTT