CAMPANHA SOLIDÁRIA

PAMASP realiza Campanha de Doação de Sangue

Ação de cidadania e solidariedade em prol do Hemocentro São Lucas
Publicada em: 12/04/2022 16:00
Imprimir
Fonte: PAMA SP, por Tenente Tatiana Quadros
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP) realizou na última terça-feira (05/04), uma Campanha de Doação de Sangue em prol do Hemocentro São Lucas. Devido aos impactos da pandemia da COVID-19, os hemocentros sofreram uma queda significativa no quantitativo de doações e, para atender a demanda, que é recorrente, é preciso manter um estoque mínimo nos bancos de sangue. Diante disso, o PAMASP convidou o Hemocentro São Lucas para apoiar a causa e realizar uma campanha em prol de doadores.

Em cinco horas de coleta, o PAMASP registrou um número expressivo de doadores: foram coletadas 71 bolsas de sangue e cada bolsa atende em média quatro pessoas, com isso 284 vidas serão beneficiadas com esse gesto de cidadania e solidariedade.

O Diretor do PAMASP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, destacou a importância da campanha e agradeceu a todos os envolvidos. “É sempre muito importante contribuir com ações desse tipo e, nesse momento, cumpre agradecer ao Hemocentro São Lucas pela parceria e, especialmente, agradecer a todos que puderam efetivamente doar seu sangue e contribuir para o atendimento de aproximadamente 284 pacientes. O valor de tal ato é incomensurável: salvar vidas. Muito obrigado a todos que participaram do planejamento, da organização, do apoio e da doação", ressaltou.

O Médico Hematologista do Hemocentro São Lucas, Valdir de Almeida Camillo, agradeceu pela iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB). “A ação foi um sucesso. Minha gratidão a Aeronáutica e a todos os doadores pela presença na Campanha. Tivemos 71 bolsas coletadas, aptas. Eu, como médico da empresa, agradeço e espero que essa parceria seja eterna. Nosso muito obrigado ao Diretor do PAMASP, Coronel Aviador Nishio, e a todos os militares da Organização, por nos receber tão bem e estarem disponíveis para a doação. Agradeço ainda ao Suboficial Mulazani, que ficou conosco o dia inteiro dando apoio e ajudando durante a ação. Muito obrigado, que Deus os abençoe”, emocionou-se.

Hemocentro São Lucas

O Hemocentro São Lucas é uma Associação de natureza privada, fundado em 1972 por um grupo de profissionais que buscavam o aprimoramento em Hematologia e Hemoterapia. Hoje, constitui um dos maiores centros privados de medicina transfusional do Brasil. Atende hospitais na capital e na Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, Osasco, ABC, Santos, Franco da Rocha e outros estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal, estando presente nas principais capitais deste País (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). O Hemocentro São Lucas, realiza todas as etapas do ciclo do sangue, incluindo a coleta, processamento, exames laboratoriais, armazenamento, transporte, controle de qualidade e a transfusão destes hemocomponentes. Alguns dos hospitais que são atendidos pelo Hemocentro São Lucas: Hospital Santa Paula de São Paulo, Hospital Alvorada Moema, Hospital Salvalus Maternidade do Braz, Hospital e Maternidade Vitoria, Hospital Leforte Liberdade, Hospital Bosque da Saúde, Hospital Carlos Chagas, Hospital São Camilo Oncologia Mooca, Next Hospital São Bernardo, entre outros.

Fotos: Cabo Queiroz e Soldado Bill Clinton / PAMASP