INSTITUCIONAL

Comitiva da FAB visita empresas Taurus e AEL Sistemas 

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira conheceram as instalações das duas empresas, nesta quinta-feira (17), em São Leopoldo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Publicada em: 18/03/2022 15:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Nesta quinta-feira (17), o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e comitiva visitaram as instalações da fábrica da Taurus, em São Leopoldo (RS), empresa brasileira integrante da Base Industrial de Defesa (BID), com 82 anos de atuação no País; e também a sede da AEL Sistemas, em Porto Alegre (RS), empresa brasileira dedicada a sistemas eletrônicos e tecnologias militares e aeroespaciais, e também onde são desenvolvidos diversos projetos e produtos para a FAB. 

Na comitiva, estavam o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; dentre outros Oficiais-Generais.

Na fábrica de armamentos, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ressaltou a relevância da visita. “Acho muito importante os Oficiais-Generais e os integrantes do Alto-Comando da FAB, especificamente, conhecerem de perto as empresas e os requisitos técnicos de seus produtos para qualificarmos cada vez mais os processos de aquisições de materiais de Defesa”, destacou.

Segundo o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, foi uma honra receber o Comandante da Aeronáutica e sua comitiva. “Esse era um convite antigo e que agora se concretizou. É muito significativo que os representantes das Forças Armadas conheçam os produtos e processos que são desenvolvidos aqui com tecnologia própria. Esta é uma oportunidade de mostrarmos a qualidade e robustez do nosso processo de produção, as armas desenvolvidas e testadas aqui no Brasil com mão-de-obra 100% nacional, além de todos os investimentos em tecnologia e inovação que tornam esta empresa uma das maiores fabricantes de armas do mundo”, afirmou.

Na AEL Sistemas, na capital gaúcha, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior salientou a honra em visitar a empresa com a qual a FAB desenvolve grandes projetos. “Fiz questão de trazer os Oficiais-Generais da Força Aérea aqui nessa comitiva. Hoje acompanhamos a evolução de diversos programas e produtos, mas um dos pontos mais relevante foi perceber que a AEL completa 40 anos em 2022. Isso representa uma parceria estratégica de longa data”, frisou.

Na oportunidade, o Diretor Sênior de Negócios da AEL, José Eduardo Klippel, também comentou sobre a visita. “Foi muito importante receber a comitiva da FAB, sobretudo com a presença do Comandante. A AEL é uma empresa que foi fundada para atender a Força Aérea. São quatro décadas de parceria. Nesse período, atendemos a diferentes projetos, como o A1, o Bandeirante, o KC-390, o Gripen e o Link-BR2”, pontuou.

Texto: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER

Fotos: Suboficial Alexandre Manfrim / CECOMSAER

Veja também:

FAB e AEL Sistemas realizam Demonstração Operacional do Projeto Link-BR2