ANIVERSÁRIO

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial celebra 53º Aniversário

O DCTA é uma Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER) responsável por planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação
Publicada em: 19/03/2022 12:17
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

AgraciadosO Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, nessa segunda-feira (14/03), em São José dos Campos (SP), a cerimônia militar alusiva à comemoração dos 53 anos de criação da Organização Militar. O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Participaram, ainda, do evento Oficiais-Generais do DCTA, Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), dentre outras autoridades civis e militares.

Em comemoração à data, o Major-Brigadeiro Medeiros recordou a história e os feitos do Departamento e ressaltou os avanços prósperos e significativos que vêm para contribuir com a missão do DCTA. “Mirando agora o nosso futuro e considerando a janela de oportunidades de um mercado aeroespacial crescente, faz-se necessário a conquista de tecnologias disruptivas que elevarão o patamar de nossa Força e do Brasil, permitindo nosso sonhado acesso ao espaço, por meio de motores à propulsão líquida utilizados em veículos lançadores; e no domínio do voo hipersônico, por meio do projeto 14-X”, afirmou o Oficial-General.

Condecoração

Membro HonorárioForam agraciados com a Medalha de Tempo de Serviço os militares que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados. A condecoração, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo.

O Tenente Músico Fábio da Silva Canellas ressaltou a emoção de comemorar seu tempo de serviço e ser agraciado por isso. “Receber a medalha de ouro após 30 anos de serviços prestados me reportam ao meu início de carreira, e no momento da formatura me veio à memória o meu ingresso na FAB. Sinto-me honrado por estar no DCTA e orgulho de pertencer à Força Aérea”, afirma.

Na oportunidade, o DCTA realizou ainda a entrega do Prêmio Destaque Profissional do ano de 2021, título concedido a Graduados, Praças e servidores civis que se destacaram e esforçaram em prol da missão da organização, aqueles que, por méritos, se sobressaíram no desempenho de suas atividades. Agraciados, como Graduado Padrão, o Primeiro Sargento Especialista em Administração Douglas Freitas de Almeida, como Praça Padrão, o Cabo Especializado em Guarda e Segurança José Pedro dos Santos, e como Servidor Civil Padrão, o Senhor Márcio de Sousa Guedes.

Membros honorários da FAB

AutoridadesO título honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” tem a finalidade de homenagear civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que por sua atividade ou interesse por assuntos da Força Aérea Brasileira, tenham prestado ajuda e cooperação às organizações do COMAER.

Na ocasião, foram agraciados os civis Célio Costa Vaz, da empresa Orbital; Katia Maria Riêra Machado, Secretária de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos; e Katia Alves Rabello de Araújo Santos, na qualidade de Diretora da Escola Estadual Major Mariotto, situada no Campus do DCTA.

Histórico

O DCTA é uma organização militar do Comando da Aeronáutica responsável por planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação. Criado em 1969, o Departamento é formado por doze Organizações Militares, que atuam nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento de projetos aeronáuticos, espaciais e de defesa, infraestrutura e apoio operacional.