FORMAÇÃO

Aula Magna marca início do ano letivo no ITA

Solenidade contou com homenagens e premiações
Publicada em: 15/03/2022 09:47
Imprimir
Fonte: ITA, por Priscila Sonnewend
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou no dia 07/03 a Aula Magna que iniciou o ano letivo de 2022 e oficializou o retorno das aulas presenciais para todos os cursos, respeitando os protocolos de segurança previamente definidos. A solenidade contou com a participação do Diretor e Chanceler do Instituto de Tecnologia da Força Aérea dos Estados Unidos da América (Air Force Institute of Technology - AFIT), Doutor Walter F. Jones, instituição de ensino que oferece educação profissional continuada e educação acadêmica avançada para militares e civis.

O novo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, presidiu a cerimônia acompanhado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia. O DCTA e seus diversos Institutos foram representados por seus Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores, além do Vice-Reitor do ITA, Professor Jesuíno Takachi Tomita, Pró-Reitores do ITA, outras autoridades e representantes das empresas.

Premiações

Os engenheiros que se destacaram durante a graduação, na turma de 2021, receberam homenagens e premiações como forma de reconhecimento à dedicação e ao empenho nas atividades acadêmicas.

O Doutor Jones parabenizou todos os premiados por terem se destacado em uma instituição de alto nível como o ITA. “Nossas missões são muito parecidas. Realizo minha apresentação aqui também na expectativa de estimular ideias que potencializem e fortaleçam a nossa parceria”, afirmou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson, agradeceu a participação do convidado de honra e reiterou as similaridades entre as duas instituições. “O AFIT fica em Dayton, Ohio, terra dos irmãos Wright, pioneiros da aviação e personagens de destaque nos Estados Unidos, assim como o ITA fica localizado no campus do DCTA, em São José dos Campos-SP, imaginado por Santos Dumont, protagonista brasileiro na aviação mundial. Além disso, nossos Institutos disponibilizam cursos semelhantes e acordos de intercâmbio nas modalidades de mestrado e de doutorado. Atualmente, um de nossos instrutores se encontra por lá, bem como um instrutor americano do AFIT está aqui conosco e permanecerá por 3 anos”, destacou.

O Major-Brigadeiro Medeiros, ao encerrar o evento, agradeceu a participação do Doutor Jones, enaltecendo a qualidade de sua palestra, parabenizou aos estudantes pela conquista da vaga nos bancos escolares do ITA e finalizou com a mensagem: “Participar da Aula Magna do Instituto tem um valor especial para mim, pois nos meus estudos, no ensino médio, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sonhava em estudar nesta escola de engenharia, no entanto, a descoberta da aviação me levou por outros caminhos. Mas, a vida me reservou esta oportunidade de participar das atividades do ITA como Diretor-Geral do DCTA”, disse o Oficial-General.

Fotos: ITA

Assunto(s): , ,