FORMAÇÃO

AFA realiza primeiro voo solo a bordo da aeronave T-27 modernizada

O evento marca o início de uma nova era na formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB)
Publicada em: 11/03/2022 18:15
Imprimir
Fonte: AFA, por Aspirante Pandini
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no dia 07/03, o primeiro voo solo da Turma Anúbis, do Quarto Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER). O evento marca o início de uma nova era na formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB), com a implantação das aeronaves T-27 modernizadas. Após realizar uma sequência de voos previstos, o Cadete Aviador Bruno Carvalho Alvarenga, da Esquadrilha Sírius, destacou-se e realizou a primeira missão solo a bordo da nova aeronave T-27M, de matrícula FAB 1341, alcançando o marco na formação do piloto militar da Força Aérea.

Logo em seguida ao cumprimento da missão, o Cadete foi recebido pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, por militares e companheiros de turma. O momento foi comemorado com a tradicional entrega do cachecol, símbolo do voo solo, além do tradicional banho dado pelo caminhão de bombeiros e do toque do sino na entrada do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1° EIA).

Segundo o Brigadeiro Gobett, o momento é histórico para a AFA. “O voo solo de hoje é o resultado de muito esforço e dedicação por parte de todos, a concretização de um fato histórico para a Academia e para a Força Aérea Brasileira. Este marco simboliza o esforço de todos os mantenedores, de todo o sistema logístico e apoio dos mais diversos setores envolvidos na modernização do T-27. O voo solo também coroa todo o esforço dos instrutores da AFA na implantação da aeronave modernizada na Instrução Aérea e serve de estímulo para todos os companheiros de Turma do Cadete Alvarenga”, destacou o Oficial-General.

Para o Cadete Alvarenga, pilotar a aeronave T-27M é a realização de um sonho. “É uma sensação muito gratificante ter chegado até aqui no quarto ano. Sempre sonhei em pilotar o Tucano, uma aeronave excepcional”, pontuou.

Fotos: Sargento Gaedke / AFA