OPERAÇÃO REPATRIAÇÃO

KC-390 decola para repatriar brasileiros na Polônia e transportar donativos

Aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) levou 11,6 toneladas de mantimentos em ajuda humanitária à Ucrânia
Publicada em: 07/03/2022 21:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 15 horas desta segunda-feira (7/3), de Brasília (DF), para cumprir missão de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia – com o apoio da diplomacia brasileira. A aeronave também transportou 11,6 toneladas de donativos, por solicitação daquele país. A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

O destino da aeronave é Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores. Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde, país localizado no continente africano; e Lisboa, em Portugal. O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9/3), e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10/3).

Antes da decolagem, houve uma cerimônia na Base Aérea de Brasília (BABR) com a presença de autoridades do governo brasileiro, incluindo o Ministro da Justiça, Anderson Torres, Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General Laerte de Souza Santos; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.         

Durante a cerimônia na tarde desta segunda-feira, o Ministro da Defesa destacou a importância da Operação e a atuação do Brasil diante deste cenário. "Desde o início do conflito na Ucrânia o Governo Brasileiro tomou medidas concretas com o objetivo de cuidar da segurança dos nossos companheiros que se encontram em áreas de risco e viabilizar as condições de retorno ao Brasil. Nesse sentido, destacam-se as medidas diplomáticas, jurídicas e sanitárias", ressaltou. 

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica falou sobre a importância dessa missão de ajuda humanitária para os brasileiros que estão em situação de conflito. "Essa missão é também a comprovação da característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea. Desde o início, nós conseguimos disponibilizar esses dois aviões, além de outros se forem necessários, com características de chegarem a locais longínquos. Então, essa é mais uma missão real que comprovamos a utilização do poder aéreo na guerra e na paz", completou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Ajuda Humanitária

A ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Antes de decolar, o Comandante da aeronave, Major Aviador Anderson Dias Santiago, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), comentou sobre a relevância de participar da ação de ajuda humanitária. "Para nós é um orgulho muito grande participar dessa missão.Saber que fazemos parte de uma tripulação da Força Aérea Brasileira, representando a Nação Brasileira em uma aeronave 100% brasileira é uma emoção muito grande e me dá muita honra saber que estou capitaneando esta missão", disse.

Missões anteriores

Foi também em Varsóvia, capital da Polônia, onde ocorreu o embarque em aeronaves da FAB para a repatriação dos brasileiros que estavam em Wuhan, na China, o epicentro da pandemia da COVID-19. Tratava-se da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, que ocorreu em fevereiro de 2020. Nesta ação interministerial realizada pelo Ministério da Defesa, por meio da FAB, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo, a Ala 2 – Base Aérea de Anápolis e os seus hotéis de trânsito foram preparados para receber os 34 brasileiros e familiares estrangeiros, que passaram por um período de quarentena antes de retornaram, com segurança, ao seio de seus familiares.

Já em agosto de 2020, dois aviões da Força Aérea Brasileira tiveram como destino a cidade de Beirute, em cumprimento à missão de Assistência Humanitária à República Libanesa. Nessa ocasião, o KC-390 Millennium realizou pela primeira vez uma missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, transportando cerca de seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial às famílias afetadas. 

KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar multimissão desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, tendo capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), dentre outras. O avião foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. A primeira unidade do KC-390 Millennium, da fabricante brasileira Embraer, foi recebida pela FAB em setembro de 2019. Atualmente, há cinco unidades do KC-390 incorporadas à frota da Força Aérea Brasileira.

Texto: Tenente Flávia Rocha, Aspirante Eninele e Aspirante Roberta /CECOMSAER

Fotos: Sargento Müller Marin/CECOMSAER

Clique aqui e assista ao vídeo da reportagem

Veja também:

FAB prepara carga com donativos para ajuda humanitária à Ucrânia

imagens/original/43326/220307MUL6219Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL6533Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8368Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8387Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8421Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8460Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8537Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8553Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8572Muller_Marin.jpg
imagens/original/43326/220307MUL8628Muller_Marin.jpg