PASSAGEM DE COMANDO

DCTA realiza cerimônia de passagem do cargo de Diretor-Geral

Em cerimônia militar realizada nessa sexta-feira (04/03), em São José dos Campos (SP), o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara transmitiu o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros
Publicada em: 05/03/2022 14:52
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) está sob novo Comando. Em cerimônia militar realizada nessa sexta-feira (04/03), em São José dos Campos (SP), o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara transmitiu o cargo de Diretor-Geral da Organização Militar ao Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares subordinadas ao DCTA, dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou o DCTA como Órgão de Direção Setorial da Aeronáutica que tem como objetivo alavancar a capacidade operacional da FAB no cumprimento de sua missão. "Certamente que, neste caminho, novas tecnologias transbordarão para diversas outras áreas, mesmo que não ligadas ao Poder Aeroespacial Brasileiro, mas esses 'spin off' não podem, independentemente dos interesses ou dos financiamentos envolvidos, ocupar o lugar central das atividades aqui desenvolvidas", pontuou.

Por sua vez, o Tenente-Brigadeiro Potiguara ressaltou o desafio que foi comandar o DCTA e agradeceu ao efetivo pela parceria. "Os últimos quatro anos foram de intenso trabalho, hora como Vice-Diretor, hora como Diretor-Geral. Foram tempos de aprendizados diários, que proporcionaram uma visão precisa sobre a incumbência precípua do DCTA. Sem citar nomes, expresso minha gratidão aos que fizeram parte dessa governança. Ao nosso Comandante e ao Alto-Comando da Aeronáutica pela compreensão da singularidade deste grandioso Departamento. Foi um grande orgulho e destacada honra para mim", afirmou.

Por fim, o Major-Brigadeiro Medeiros agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior pela confiança e falou sobre as expectativas para a nova missão. "O nosso Comandante, na sua diretriz, já manifestou a importância que o Comando da Aeronáutica dá à área de ciência e tecnologia. Importantes avanços foram concretizados nos últimos anos nessas áreas e nosso objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo feito", concluiu.

Novo Comandante

O Major-Brigadeiro Medeiros é natural de Montes Claros (MG). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1980, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1986 e promovido ao atual posto 25 de novembro de 2018. Foi escolhido, durante reunião do Alto-Comando da Aeronáutica realizada no dia 14/12/21, para ir ao posto de Tenente-Brigadeiro a partir do dia 31 de março de 2022. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira e, ainda, curso Interforças de Defesa (École de Guerre), em Paris (França); curso de Pós-Graduação (MBA) em Gestão Administrativa, na Universidade Federal Fluminense; dentre outros.

Dentre as principais funções que já exerceu estão Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); Chefe da Assessoria Parlamentar de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER); Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR); dentre outras. Possui mais de 4.500 horas de voo em 20 tipos de aeronaves e 20 condecorações nacionais.

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) foi criado em 1969 e é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Desde sua criação, tem coordenado e acompanhado pesquisas em vários campos de conhecimento, alcançando resultados práticos, por exemplo, na elaboração de motor a gás, motor a álcool para aviões, urna eletrônica e radares meteorológicos.

Na Organização Militar também são desenvolvidas pesquisas espaciais, como o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 e o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.

Confira aqui como foi a cerimônia militar de passagem de Comando do DCTA.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

 

imagens/original/43322/WhatsApp_Image_2022_03_04_at_17.42.42.jpeg
imagens/original/43322/WhatsApp_Image_2022_03_04_at_17.51.27.jpeg
imagens/original/43322/WhatsApp_Image_2022_03_04_at_18.27.53.jpeg
imagens/original/43322/WhatsApp_Image_2022_03_04_at_18.27.54.jpeg
imagens/original/43322/WhatsApp_Image_2022_03_04_at_18.27.56.jpeg