PETROPOLIS

Força Aérea Brasileira presta apoio às vítimas das enchentes em Petrópolis

Entre as ações realizadas pela FAB, está a montagem de um Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS), que será realizada por militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC)
Publicada em: 17/02/2022 15:26
| Atualizada em: 17/02/2022 16:51
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada no apoio às vítimas das enchentes da cidade de Petrópolis (RJ). Em apenas seis horas, choveu na região mais do que o esperado para o mês de fevereiro. A chuva invadiu casas, transbordou rios, derrubou árvores e causou vários deslizamentos de terra pela cidade. Diante do cenário, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pico do Couto (DTCEA-PCO) empregou, no dia 15/02, sete militares e duas viaturas no transporte de materiais, dentre colchões e equipamentos, em apoio à Defesa Civil na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. 

A equipe do DTCEA-PCO chegou ao Centro de Petrópolis às 21h do dia 15/02 e permaneceu durante toda a madrugada. O Comandante do DTCEA-PCO, Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva, explicou que a Organização Militar da FAB está ajudando na locomoção até os locais de difícil acesso. “Foram enviadas duas equipes em duas viaturas para ajudar a Defesa Civil a chegar nas localidades que necessitavam de apoio. No momento, estamos de prontidão, aguardando diretrizes para auxiliar no que for necessário”, explica o Major Gerwing. 

A partir do dia 16/02 sob coordenação do Comando Conjunto do Leste (CCjL), as Forças Armadas foram acionadas para apoiar os moradores da região de Petrópolis, disponibilizando viaturas, ambulâncias, equipes de primeiros socorros, equipamentos da Engenharia do Exército para desobstrução de vias e outras máquinas para serviços especializados. Desde então o CML permanece acompanhando todos os desdobramentos.

Já nesta quinta-feira (17/02), 14 militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC - Esquadrão Profeta), com um caminhão e duas viaturas, se deslocaram para a região, onde realizarão a montagem de um Aerodrome Flight Information Service (AFIS) ou Serviço de Informação de Voo de Aeródromo. O serviço dará suporte às aeronaves que atuam diretamente no socorro e apoio às vítimas.

Também nesta quinta-feira (17/02), o Ministério da Defesa autorizou o emprego temporário e episódico das Forças Armadas na cidade de Petrópolis. A portaria que autoriza a atuação das tropas na região está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

Estado de calamidade

A Prefeitura de Petrópolis decretou, ainda no dia 15/02, estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas. Quem tiver parentes desaparecidos deve procurar a delegacia. Os desabamentos e alagamentos provocaram, até o momento, 104 mortes, segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros.

Fotos: 1°/1° GCC / Força Aérea Brasileira