HOMENAGEM

Comandante da Aeronáutica recebe medalha Tiradentes

Honraria é a mais alta condecoração entregue pela Polícia Militar do Distrito Federal
Publicada em: 09/02/2022 19:22
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi agraciado com a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier – Medalha Tiradentes, no grau Grã-Cruz, que é a maior condecoração da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A entrega da honraria ocorreu na manhã dessa quarta-feira-feira (09/02), no Gabinete do Comandante da Aeronáutica, em Brasília (DF). A homenagem foi entregue pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, como reconhecimento aos relevantes serviços da Força Aérea Brasileira (FAB) prestados à sociedade.

Na oportunidade, estavam presentes, também, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior; e o Chefe da Assessoria da Comunicação Social da PMDF, Coronel Edvan Sousa.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica ressaltou a honra de ser agraciado com a medalha da PMDF no seu mais alto grau. “Recebo esta comenda principalmente em nome da Força Aérea Brasileira, como representante de quase 70 mil homens e mulheres da nossa Força. E ratifico a nossa parceria. A expressão 'Juntos somos mais fortes', do Ministério da Defesa, tem que ser aplicada em cada uma das corporações que fazem do Estado brasileiro ser mais forte em prol da nossa sociedade. Conte sempre conosco porque juntos vamos fazer uma sociedade mais forte. Muito obrigado pela proteção que a PMDF dá a todos nós diuturnamente", reforçou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal comentou sobre o que simboliza a entrega da mais importante distinção da PMDF ao Comandante da Aeronáutica. “O senhor está recebendo esta medalha principalmente pela grande parceira que a Força Aérea Brasileira tem sido da PMDF ao longo dos anos. Temos grandes estruturas da FAB que sempre colaboram conosco, como o VI COMAR, dentre outras organizações. Gostaria, também, de colocar a nossa Polícia Militar à disposição da Força Aérea”, destacou o Coronel Vasconcelos.

A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo Decreto nº 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF. A Ordem consta dos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro, com a finalidade de condecorar os policiais militares do Distrito Federal, os militares das demais corporações militares – nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, os civis e as pessoas jurídicas de direito público ou privado, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam altamente relevantes e recomendem o reconhecimento da PMDF.

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER

Com colaboração: Aspirante Eniele Santos / CECOMSAER