PASSAGEM DE COMANDO

IV COMAR está sob novo Comando

A cerimônia de passagem de Comando do Quarto Comando Aéreo Regional foi realizada na sexta-feira (28/01) e marcou a despedida do serviço ativo do Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã
Publicada em: 02/02/2022 15:28
Imprimir
Fonte: IV COMAR, por Tenente Mayara
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) tem novo Comandante. Em cerimônia realizada na sexta-feira (28/01), o Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã passou o comando da Organização Militar ao Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que comandou a Unidade no período de 2014 a 2016. 

O ato de passagem do cargo foi presidido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Participaram, ainda, da cerimônia o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Ex-Comandante do IV COMAR, Tenente-Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Vice-Almirante Guilherme Dionízio Alves; e o Comandante da Segunda Divisão de Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, dentre outras autoridades civis e militares.

Após o ato de passagem, foi procedida a despedida do serviço ativo do Major-Brigadeiro do Chã, que se despediu do IV COMAR e da Força Aérea Brasileira. “O Comando é o privilégio e a honraria de poucos, onde temos a oportunidade de aprender mais do que ensinar. Ao assumir o cargo de Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, tinha plena consciência da extrema responsabilidade em manter o legado de militares que dedicaram a sua vida em prol desta Unidade, com a missão de representar o Comando da Aeronáutica na jurisdição de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, destacou.

Na ocasião, também houve o descerramento do quadro do Major-Brigadeiro Chã, na galeria de Ex-Comandantes da Unidade, que também recebeu a insígnia de Major-Brigadeiro do Ar, pelas mãos do Tenente André Simões de Oliveira, em homenagem a passagem para a reserva. “Por mais que estejamos prontos para este momento, a emoção inunda a nossa alma, e buscando estímulos para compreender a hora da partida, lembro das sábias palavras de Fernando Pessoa: O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade que elas acontecem”, completou o Oficial-General.

Novo Comandante

O Brigadeiro Elvis, que assume o Comando do IV COMAR, é praça desde 1987, com mais de 3 mil horas de voo, em mais de 30 aeronaves diferentes, incluindo aviões e helicópteros, dos quais destacam-se: T-27 Tucano, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, U-35 Learjet, Agusta A-109C, entre outras.

Foi Chefe da Divisão de Formação do IPEV, Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na EMBRAER, Adido Naval e Aeronáutico da Espanha, Presidente da Comissão Coordenadora da Programa Aeronave de Combate, dentre outros cargos.