PASSAGEM DE PRESIDÊNCIA

CCISE realiza cerimônia de transmissão do cargo de presidente

O Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira transmitiu o cargo de presidente da Organização Militar ao Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto
Publicada em: 30/12/2021 07:47
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) da Força Aérea Brasileira (FAB) está sob nova gestão. Em cerimônia militar realizada nessa terça-feira (28/12), o Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira transmitiu o cargo de presidente da Organização Militar ao Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Prestigiaram o evento, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; a Adida de Defesa da Embaixada da Coreia do Sul, Tenente-Coronel Myung Joo Shin; Oficiais-Generais da Aeronáutica, Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de integrantes do efetivo da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Em seu discurso, o Brigadeiro Rodrigo destacou as ações realizadas ao longo de 2021 e agradeceu o empenho dos militares da CCISE. “Trabalhamos para garantir os interesses da Defesa no campo espacial, preparar a Força Aérea para projetar o poder militar com o uso de sistemas espaciais e proteger os ativos brasileiros. A todos os integrantes da CCISE, meu muito obrigado pelo trabalho incansável”, declarou.

Para o novo presidente, o cargo será um grande desafio, com grandes responsabilidades e realizações. “As minhas expectativas são as melhores possíveis, no sentido de que o espaço se apresenta cada vez mais como um domínio muito importante para a Defesa. Nos traz uma responsabilidade muito grande, mas vamos nos dedicar a fundo para atingir todos os objetivos”, pontuou.

O Diretor-Geral do DCTA agradeceu ao Brigadeiro Rodrigo pela liderança e avanços ocorridos durante sua gestão e desejou boa sorte ao novo presidente. “Encerramos este ciclo de atividades com a satisfação de missão cumprida. Agradecemos muito ao Brigadeiro Rodrigo por sua dedicação à missão do DCTA. Brigadeiro Antunes, não há dúvidas de que o senhor estará à altura dessa importante missão. Conte sempre com o apoio desta Direção-Geral”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Potiguara.

CCISE

A CCISE foi constituída pelo Comando da Aeronáutica para coordenar os trabalhos relativos à definição e à implantação de sistemas espaciais relacionados à defesa, incluindo seus elementos orbitais e a infraestrutura de apoio. Entre suas atribuições estão definir, sob supervisão do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e em coordenação com o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com os Estados-Maiores da Armada (EMA) e do Exército (EME), as estratégias de implantação, de integração e de financiamento desses sistemas espaciais.

A Comissão conta com o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), cujas diretrizes de implantação foram aprovadas pelo Comando da Aeronáutica em maio de 2012, e que trabalha com um cenário de ações de curto, médio e longo prazos, num horizonte de 20 anos. Basicamente, a PESE aponta várias premissas operacionais e técnicas necessárias ao emprego de sistemas espaciais pelas Forças Armadas, com foco na definição das suas necessidades e requisitos.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER

imagens/original/43098/211228MUL0026Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9821Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9824Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9843Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9854Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9896Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9929Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9957Muller_Marin.jpg
imagens/original/43098/211228MUL9970Muller_Marin.jpg